‘Nasci três vezes’: confirmada no BBB26, Solange Couto é a prova viva que o mundo dá voltas, basta acreditar

Atriz de 69 anos entra no reality show e traz histórico de papéis marcantes na TV além de revelações sobre vida pessoal.

PUBLICIDADE

A Rede Globo oficializou, na noite desta segunda-feira (12), a participação da atriz Solange Couto na 26ª edição do Big Brother Brasil. Aos 69 anos, a artista integra o grupo Camarote e teve seu nome revelado durante o intervalo da novela Coração Acelerado.

Conhecida nacionalmente por interpretar a personagem Dona Jura em O Clone, onde popularizou o bordão “Não é brinquedo, não”, a atriz natural do Rio de Janeiro soma mais de 45 anos de carreira na televisão e chega ao confinamento com uma trajetória marcada por papéis de destaque e uma vida pessoal que desperta o interesse do público.

Antes de se consolidar na dramaturgia, Solange iniciou sua vida artística na década de 1970 como dançarina, sendo uma das famosas mulatas do Sargentelli.

Solange encara a vida de forma diferente desde 2015, após sofrer uma isquemia e um infarto. “Nasci três vezes“, desabafou.

A artista teve uma isquemia em 2008. Solange passou mal e precisou ser internada depois de perder os movimentos do lado direito do corpo. Sete anos depois, sofreu um infarto e passou por uma cirurgia para colocar seis stents, próteses em tubo nas artérias que ajudam a evitar obstruções.

Sua entrada no programa traz à tona não apenas sua versatilidade artística, mas também histórias de seu passado, incluindo relacionamentos que se mantiveram longe dos holofotes por longos períodos.

Relacionamento antigo com Sidney Magal

Um dos capítulos de sua vida pessoal envolve o casamento com o cantor Sidney Magal nos anos 1970, união que durou cinco anos. Em entrevista concedida ao podcast Papagaio Falante em 2022, a atriz detalhou que a relação era mantida em segredo para preservar a imagem de símbolo sexual do artista na época. Segundo Solange, Magal precisava manter a fantasia das fãs e, por isso, “era um casal que não podia andar junto”. O término ocorreu em 1980 e, desde então, os dois cortaram laços. “Tem 45 anos que a gente deixou de ter [um relacionamento]. Desde então, nós nunca mais nos falamos nem nos comunicamos”, declarou a atriz na ocasião.

Apesar do distanciamento, Solange Couto afirmou não guardar ressentimentos e ressaltou o respeito mútuo, mencionando que o ex-marido evitou citar seu nome publicamente ao longo das décadas. “A pessoa se ateve esses anos todos de falar meu nome em qualquer momento, em qualquer circunstância. Então, eu não tenho o direito de ficar falando o nome da pessoa. O nome disso é respeito”, disparou Solange durante a entrevista. O único reencontro ocorreu no quadro Dança dos Famosos, onde a interação foi estritamente profissional.

Trajetória e expectativas para o reality

Agora confinada na casa mais vigiada do Brasil, Solange Couto leva para o jogo a experiência de quem soube se reinventar diversas vezes. A personagem Dona Jura, que transformou a atriz em um fenômeno de popularidade em 2001, segue como referência na memória dos telespectadores.

A interação entre ficção e realidade vivida no bar da novela, que recebia personalidades diversas, preparou a artista para a exposição massiva. Com um estilo de vida focado no bem-estar após os episódios de saúde, a atriz busca apresentar novas facetas de sua personalidade ao público durante a competição.