A Polícia Civil do Paraná (PCPR) começou uma investigação para apurar as causas que levaram à morte de Brenda Cristina Rodrigues, de 17 anos, em União da Vitória, no sul do estado. A adolescente foi a óbito após procurar atendimento médico em três ocasiões em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu diagnóstico de ansiedade.
De acordo com os familiares, Brenda começou a passar mal no dia 16 de janeiro, sexta-feira, apresentando falta de ar e dor no peito. Ao procurar a UPA, ela foi avaliada por uma médica, que teria interpretado os sintomas como uma crise de ansiedade, liberando a jovem sem a realização de exames mais detalhados. O quadro, no entanto, não apresentou melhora.
Jovem faleceu por complicações de pneumonia bacteriana
No sábado (17) e na madrugada de domingo (18), ela retornou à unidade de saúde com os mesmos sintomas persistentes. Mesmo após as repetidas idas ao atendimento, não foram pedidos exames de imagem ou avaliações cardiológicas, segundo relataram os familiares, o que aumentou a preocupação diante da evolução do quadro clínico.
Com a piora evidente, a família levou Brenda a um hospital particular na manhã de domingo. Nessa unidade, exames apurados apontaram o diagnóstico de pneumonia bacteriana. A jovem foi internada inicialmente em um quarto, mas seu estado de saúde se agravou rapidamente, exigindo ser levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Óbito após internação hospitalar
Brenda Cristina Rodrigues morreu na segunda-feira, 19 de janeiro, apenas um dia depois da internação hospitalar. Ela completaria 18 anos em fevereiro. A PCPR investiga se houve negligência médica, homicídio culposo, quando não há intenção de matar, ou omissão de socorro. As identidades dos profissionais que estiveram nos atendimentos não foram divulgadas até essa sexta-feira (30).
