Uma mensagem que afirma que água de abacaxi quente cura câncer voltou a circular no WhatsApp e em outras redes sociais, reacendendo dúvidas sobre o tema, sendo uma nova ‘febre’. No entanto, a informação é falsa. O próprio Instituto Nacional do Câncer (Inca) desmentiu completamente essa alegação e esclareceu que não existe qualquer comprovação científica que sustente essa afirmação.
O boato já havia sido desmentido anteriormente pelo G1, por meio do quadro Fato ou Fake, em 2019. Na época, o Inca explicou que relatórios do World Cancer Research Fund (WCRF), do American Institute for Cancer Research (AICR) e da International Agency for Research on Cancer (IARC) não apontam nenhuma evidência científica sobre relação entre água de abacaxi quente e prevenção ou cura do câncer.
Inca fala sobre água de abacaxi quente
Consultado novamente nesta quinta-feira (12), o Inca reforçou que nenhuma pesquisa científica com base sólida comprovou qualquer benefício da bebida contra o câncer. Ou seja, não houve mudança no cenário desde o primeiro desmentido. O órgão foi categórico ao afirmar que a informação não passa de desinformação que pode colocar vidas em risco ao afastar pacientes de tratamentos adequados.
O Ministério da Saúde também já havia esclarecido que não existe alimento milagroso capaz de prevenir ou curar a doença. A pasta ressaltou que a prevenção está ligada a hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, manutenção do peso corporal adequado e prática regular de atividade física.
Tratamento de câncer deve ser acompanhado por médicos
Além disso, é importante destacar que existem diversos tipos de câncer, cada um com características e tratamentos específicos, e que são acompanhados por médicos. Até o momento, não há nenhum alimento ou receita caseira capaz de curar todos os tipos da doença, como confirmou o Inca ao revelar toda a verdade sobre o boato.
