Filho revela últimas palavras da mãe antes de desaparecimento em naufrágio

Caso comovente foi registrado na última semana; equipe de buscas segue empenhada.

PUBLICIDADE

Sobrevivente no naufrágio da lancha nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus, o jovem João Henrique, de 17 anos, revelou o drama vivenciado na última sexta-feira (13) ao lado de sua mãe e outros familiares durante o acidente. A mulher identificada por Apoliana Almeida ainda está desaparecida.

Em entrevista para a afiliada da TV Globo em Manaus, o adolescente disse que a mãe entregou o colete salva-vidas antes de desaparecer nas águas. Ela buscou salvar a vida do filho, em um gesto comovente, e ainda ficou segurando nele por algum tempo, antes de ser puxada pela correnteza. 

“Eu estava sem colete. Ela me deu o dela, sendo que eu sei nadar e ela não sabia. Ela ficou segurando em mim, mas o desespero bateu. As últimas palavras dela foram: ‘filho, se salva’. Depois disso, ela sumiu”, disse João.

Vítimas e desaparecidos

A lancha transportava cerca de 80 pessoas e tinha como destino a cidade de Nova Olinda do Norte, após sair de Manaus. Dois óbitos já foram confirmados (uma criança e uma jovem de 22 anos) e sete pessoas seguem desaparecidas, incluindo a mãe de João.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, 71 pessoas foram resgatadas com a vida após o naufrágio. Familiar de João, Benjamin também foi resgatado com vida. A criança foi colocada dentro de um cooler e protegido enquanto o socorro chegada. 

Trabalho complexo

As buscas por sobreviventes do naufrágio seguem em curso por parte do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil. Os socorristas, no entanto, classificam que a operação não é simples, por conta da variação intensa de correnteza, que muda a direção do arrasto. A profundidade também é um agente dificultador na operação.

A embarcação em que o grupo de turistas estava foi encontrada a cerca de 50 metros de profundidade. Nesta segunda (16), os socorristas encontraram o corpo de uma pessoa, mas ainda não há a confirmação se a vítima se tratava de um dos desaparecidos.