Anticoncepcional é um dos métodos mais populares de contracepção que existe no mercado, é também o mais procurado pelas mulheres, mas infelizmente muitas marcas provocam e desencadeiam uma série de efeitos colaterais negativos, hoje vamos falar das marcas menos nocivas e nossa intenção é te ajudar a entender melhor sobre cada um deles e escolher a melhor marca.
Pesquisas demonstram que 93% das mulheres brasileiras utilizam o método contraceptivo da pílula para evitar a gravidez. Segundo essas pesquisas, elas se sentem mais seguras utilizando o anticoncepcional, primeiro pela comodidade de ter o ciclo menstrual controlado, segundo porque acreditam que o método da pílula é o mais eficaz que existe. Mas como escolher o melhor anticoncepcional?
A saúde da mulher é um assunto sério, delicado e merece total atenção, muitas quando consomem o anticoncepcional tendem a engordar de forma exagerada, outras por sorte, ou por questões hormonais, tomam a pílula e não sentem nenhum efeito colateral, nem mesmo o aumento do peso – é raro, mas existem mulheres que não sofrem com os efeitos colaterias. A verdade é que o anticoncepcional provoca sim, uma série de desconfortos, por isso a necessidade de escolher um que esteja de acordo com o seu organismo.
O anticoncepcional provoca a aumenta do peso, cria um ambiente propenso a crises de enxaquecas, aumenta a retenção de liquido, aumenta a celulite, diminui a libido da mulher e tantos outros pequenos desconfortos, que muitas de nós achamos ser "normal", mas não é, se as crises de dores de cabeça aumentaram, procure seu médico, e troque de anticoncepcional.
Sentir dores e desconfortos não é normal! Escolher o anticoncepcional adequado ao seu corpo e organismo, nem sempre é uma empreita fácil, exige muita determinação, testes, e logicamente esse período traz aborrecimentos e cria situações exaustivas, tanto para o corpo como para a saúde.
Existem também os efeitos colaterais SILENCIOSOS, esses são os piores! São aqueles que a mulher toma a pílula mensalmente, e não sente nenhum efeito colateral visível, mas na verdade os efeitos, ainda que silenciosos, eles acontecem dentro do corpo, e atualmente estudos demonstraram um grande aumento de casos de endometriose e ovários policístico. E o anticoncepcional tem uma grandíssima participação nesse contexto.
Afinal vocês sabem o que é um anticoncepcional?
Nada mais e nada menos do que hormônios sintéticos. Em geral, são constituídas pela união de um hormônio chamado etinilestradiol com progestogênio derivado do Carbono 19 e do carbono 17. A mãe desse progestogênio chama-se medroxiprogesterona. (Fonte: Guia Boa Forma)
Traduzindo: O corpo humano não é capaz de produzir essas substâncias e sequer possui receptores para elas. No entanto, esses hormônios imitam o estrogênio e a progesterona, hormônios naturais da mulher, responsáveis por controlar seu ciclo.
Esses hormônios artificiais presentes nas pílulas enganam o organismo, fazendo com que você não produza naturalmente seus hormônios e, consequentemente, não ovule.
Quando a pílula é tomada de forma ininterrupta, a mulher não menstrua. E mesmo quando há interrupção do remédio, a menstruação é falsa, pois não há óvulo sendo expelido.
Na verdade, as mulheres deveriam receber o conteúdo da pílula via sanguínea, pois o anticoncepcional não deveria passar nem pela boca e nem pelo estômago, porque ao passar por essas vias, ele acaba criando um subproduto, que no fim de tudo, não faz bem ao corpo humano. Torno a repetir, o anticoncepcional, deveria ser administrado trâmite corrente sanguínea, assim teríamos menos efeitos colaterais. Esse seria o único modo de evitar os efeitos colateranais tradicionais.
Quais são os 12 anticoncepcionais mais recomendados e vendidos no mercado?
Ciclo 21
O ciclo 21 é uma pílula anticoncepcional que tem como substâncias ativas o Levonorgestrel e o Etinilestradiol, sendo utilizada para prevenir a gravidez e para regular o ciclo menstrual. O Ciclo 21 é produzido pelos laboratórios União Química e pode ser comprado nas farmácias convencionais em cartelas de 21 comprimidos.
Diane 35
O Diane 35 é um dos Melhores Anticoncepcionais Atualmente no Mercado brasileiro. Diane 35 foi lançado aqui em 1990 e até hoje continua sendo um dos mais indicados pelos ginecologistas, que com o seus benefícios, vai conquistando cada vez mais as mulheres do nosso país.
Elane Ciclo
O anticoncepcional Elane Ciclo é um contraceptivo bastante eficaz, tem sua fórmula bem parecida com a do anticoncepcional Yasmin e com um diferencial, os preços, além de vários outros benefícios que anticoncepcional traz.
Yasmin
O Yasmin, junto com o Yaz, é um dos anticoncepcionais mais indicados pelos ginecologistas, traz inúmeros benefícios as suas consumidoras e possui poucos efeitos colaterais. O Yasmin realmente cumpre as suas promessas, sendo muitas vezes utilizado apenas nas funções de tratar o acne, reduzir os sintomas da TPM e até auxiliar no emagrecimento.
Yaz
O Yaz é sem dúvida o atual anticoncepcional mais indicado pelos ginecologistas, teve um crescimento extremamente rápido e isso graças a todos os seus benefícios, que são realmente cumpridos e sem muitos efeitos colaterais. Embora o Yaz tenha seus preços bem elevados, os benefícios que ele carrega acabam valendo a pena, sendo prescrito e consumido as vezes, apenas para melhoras na pele, para tratamentos da epiderme com acnes, espinhas e manchas.
Selene
O anticoncepcional Selene está entre os preferidos das mulheres. É um medicamento indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios endógenos produzidos pelo organismo feminino, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e síndrome de ovários policísticos (SOP).
Siblima
O anticoncepcional Siblima é do tipo posologia oral, ou seja, deve ser ingerido por meio de pílulas todos os dias. Sua eficácia está relacionada com a pontualidade do medicamento e sua ingestão sem medicamentos que cortem o seu efeito, ou suspensão da cartela no meio.
Diminut
O anticoncepcional Diminut é outro que está entre os mais indicados, e não é a toa, o Diminut traz vários benefícios e tem um custo bem baixo, o que atrai ainda mais as suas consumidoras.
Mercilon
O anticoncepcional Mercilon é um medicamento fabricado e distribuído pelo laboratório Organon para todo o Brasil. É um medicamento bastante receitado pelos médicos por ser considerado seguro na prevenção da gravidez, além de ter um baixo índice de relatos de aumento de peso.
Tâmisa
Tem a mesma composição que a Siblima. A dosagem de estrógeno pode ser de 20 ou 30, dependendo da resposta da paciente. Quando a dose é muito baixa, algumas pessoas apresentam sangramento, por isso precisa aumentar. É uma cartela com 21 comprimidos e sete dias de intervalo.
Cerazette
O Cerazette é um medicamento contraceptivo fabricado pelo laboratório holandês Organon. Desde a década de 1930 a empresa se dedica a produção de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona. O medicamento já foi testado e aprovado por diversos institutos.
Allestra 20 ou 30:
Na lista dos anticoncepcionais baratos, o Allestra está entre os primeiros. Com custo médio de R$ 20, está entre os populares mais queridos por um benefício simples: poucas mulheres engordam tomando este medicamento. E cada caixinha vem com três cartelas, tornando o item mais barato ainda!
Se você achou útil essa matéria compartilhe com seus amigos.
Lembre-se: este é um espaço informativo, em momento algum substituímos a figura do médico, em caso de dúvidas, procure sempre seu médico de base ou de família, a sua saúde é muito importante.
Obrigada pela visita, se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e volte sempre!