A aveia é um cereal estratégico para qualquer dieta de redução de peso. Duas colheres de sopa de aveia no café da manhã já impedem que a sua vontade de comer apareça antes do tempo. Isso porque o alimento tem uma fibra solúvel chamada betaglucana, responsável por retardar a digestão, aumentando a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia. “Além disso, essa substância ajuda a controlar a glicemia e a diminuir o colesterol“, destaca Luana Grabauskas, nutricionista funcional de São Paulo.
Já as fibras insolúveis presentes na aveia estimulam o bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. Sem contar que esse cereal é um reduto de vitaminas do complexo B, fundamentais para manter o pique – tudo de bom para quem malha!
O tipo de aveia que possui maior quantidade de fibras é o farelo (provém da camada externa do grão), seguido dos flocos e da farinha. Se não quiser consumir no café da manhã, pode colocar duas colheres de sopa em um potinho, levar na bolsa e acrescentar em qualquer refeição do dia.
Para comer depois do treino
Alimentação pós treino é tão importante quanto uma boa malhação. Você precisa ingerir carboidrato, para repor a energia gasta durante a ginástica; e proteína, que vai evitar a perda de massa muscular. Se treinar logo cedo, substitua o lanche da manhã por um sanduíche natural (2 fatias de pão integral com folhas verdes, rodelas de tomate e atum) ou, então, opte por 1 barrinha de proteína (que também tem carboidrato em sua composição).
Caso seu treino aconteça entre o almoço e jantar, adote o sanduíche ou a barrinha no lanche da tarde. Quem faz ginástica bem à noite, deve consumir a barrinha de proteína na ceia.
Fonte: Revista Abril.