As pesquisas presidenciais são super comuns durante os anos eleitorais. Este ano de 2018 está sendo marcado pela Copa do Mundo e, posteriormente, o que marcará a rotina dos brasileiros serão os debates presidenciais, em busca de quem será o novo dono do maior cargo do poder executivo dentro do governo brasileiro.
O deputado federal Jair Messias Bolsonaro é um dos favoritos para a próxima eleição presidencial, anteriormente o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva era o que liderava, porém, com a sua prisão, acabou se tornando inapto e retirado das pesquisas.
No entanto, o Partido dos Trabalhadores tem um possível substituto para o ex-presidente Lula, este é o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, que já foi apresentado como o candidato de Lula e subiu muito nas pesquisas. Entretanto ainda não tem as mesmas intenções de votos de seu companheiro.
Uma nova pesquisa presidencial foi realizada pelo instituto Ipespe e divulgada nesta sexta-feira (15) pela XP Investimentos. Nesta o deputado federal Jair Bolsonaro surpreendeu e apareceu liderando as intenções de votos, com cerca de 22%.
Em segundo lugar vem a ex-senadora e dona do partido REDE, Marina Silva, com 13% das intenções de votos, logo empatado tecnicamente em segundo lugar vem o Crio Gomes, do PDT, com algo entre 10% e 11% das intenções de votos.
Bolsonaro surpreende nesta nova pesquisa e mostra aos eleitores que tem possibilidades de chegar em um eventual segundo turno nas eleições de 2018, até porque muitos duvidavam que ele poderia crescer tanto nas pesquisas presidenciais.
O próprio presidenciável Ciro Gomes havia dado uma antiga declaração em que afirmava que o deputado Jair Bolsonaro não ultrapassaria os 10% em pesquisas presidenciais, portanto não oferecia riscos à esquerda.