Alguns alimentos são adorados pela população mundial, mas não deveriam nem ser ingeridos em alta quantidade. Contudo, o hábito e a cultura de cada povo faz com que o consumo seja periódico, causando males para a saúde descobertos após anos. Se preparados de maneira incorreta podem ter o mesmo efeito negativo, causando desconforto estomacal.
Existem ainda casos em que pode haver a intoxicação e morte por conta do consumo errado de algumas comidas.
Veja abaixo os principais alimentos que podem te matar e você nem desconfiava. Alguns são muito comuns na alimentação do dia a dia.
1 – Pimenta
De acordo com especialistas, a pimenta é um alimento muito bom para a saúde se usada com parcimônia. Ela pode até matar se o consumo for exagerado. Imagine consumir um prato inteiro de pimentas ou fazer uma sopa dela? Ao longo do dia, a queimação aumentaria e apenas um médico poderia salvar a sua vida.
2 – Batatas
Pouca gente sabe, mas as batatas possuem uma toxina perigosa, a glicoalcóide. O consumo perigoso desse alimento está ligado ao caule e folha da batata. Andrea Bottoni, nutrólogo, alerta que o chá da folha da batata pode fazer com que a pessoa fique fraca, entre em coma e até morra.
3 – Castanha de caju
Muito cultuada na cultura brasileira, a castanha de caju crua tem uma toxina chamada urushiol, que pode levar à morte. Não é recomendado comer esse alimento assim, pois ela libera a toxina que causa dermatite e inflamações na pele. O correto é comer castanha de caju torrada ou cozida.
4 – Cereja
O nutrólogo alerta que a cereja libera ácido cianídrico. Este elemento pode causar dor de cabeça, confusão mental e vômitos. O excesso de cereja é raro, mas pode dar este efeito.
5 – Tomate
A fruta em si não pode prejudicar a sua saúde, mas o consumo do caule e folha sim. Eles possuem a mesma toxina que as batatas.