A cidade de Sóchi é considerada uma das mais quentes da Rússia e isso não quer dizer muita coisa para quem está acostumado ao calor que predomina em boa parte das cidades brasileiras.
Durante o ano, Sóchi, que recebe os jogos da Copa do Mundo, costuma ter as temperaturas mais altas entre junho e agosto, quando as máximas podem chegar a 28 graus. Entre novembro e março, a mínima é de 3 graus.
Este período de cinco meses entre o final de um ano e o começo do ano é o inverno russo. Em alguns locais, as temperaturas descem muito abaixo de zero. Por isso, seria praticamente impossível uma Copa do Mundo no período de inverno.
Em São Peterbusrgo, por exemplo, a mínima chega facilmente perto dos 10 graus negativos. No período de inverno, a neve cobre as ruas e casas de várias cidades russas.
Em março 2006, a seleção brasileira venceu a Rússia por 1 a 0, em Moscou, sob um frio de 17 graus negativos na capital do país. O gol brasileiro debaixo de um frio intenso foi marcado por Ronaldo Fenômeno.
Piada com os alemães
A Alemanha estreou na Copa do Mundo perdendo para o México e muita gente brincou que não era novidade os alemães se darem mal na Rússia. A piada tem a ver com a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, quando os alemães foram derrotas pelos russos devido ao frio intenso. As tropas de Adolf Hitler não estavam preparadas para as baixas temperaturas e tiveram que se render.
Copa de 2022
Se a Copa do Mundo deste ano ficaria inviável no período de inverno russo, o próximo mundial será disputado em novembro de 2022, no Qatar, devido ao calor insuportável do verão qatariano, no meio do ano.