A saúde da mulher é sempre um tema delicado. Apesar de ter um grande leque de informações disponíveis atualmente, a maioria das mulheres cometem erros ao realizar sua higiene da região íntima. Muitas acabam cometendo graves erros sem saber. Com isso, ao invés de ajudar, podem estar facilitando o aparecimento de infecções ou até mesmo alguma enfermidade que seja mais grave.
Esse artigo vai trazer alguns erros comuns cometidos pelas mulheres que podem trazer sérias consequências à saúde da parte intíma. Portanto, se você comete alguns desses erros é melhor parar.
Uso de absorvente diário
Certamente, a maioria das mulheres já se deparou com propagandas sobre absorventes deste tipo. Eles são mais finos, porém, não foram feitos para usar diariamente e sim para o final da menstruação, quando o fluxo é menos intenso. Usar absorventes todos os dias podem causar uma maior predisposição para infecções. O correto é usar menos vezes e trocar com frequência.
Tentar acabar com o corrimento
Toda mulher tem corrimento, isso é normal e varia de acordo com o ciclo. Quando a mulher está no meio do ciclo, a secreção tende a ser mais espessa, de cor branca ou amarelada. A preocupação deve acontecer se a secreção tiver cheiro forte ou vier acompanhada de ardência ou coceira.
Duchas vaginais
Se você tem esse hábito é melhor parar já, pois essa prática é muito prejudicial à saúde. O correto é fazer a higienização com sabonetes neutros, usando água morna e também não se deve exagerar no atrito.
Ser paranóica com a higiene
Manter o corpo sempre limpo e cheiroso é muito importante mas, cuidado com o excesso de limpeza. Principalmente, na região íntima, pois o excesso de higienização pode causar perdas de camadas que protegem a pele. Deixando a região mais propensa a pegar infecções.
Usar roupas justas ou tecidos que não permitam ventilação
Muitas mulheres não sabem, mas a região íntima também precisa respirar. Então, nada de usar calças arroxadas. O ideal é usar calcinhas que sejam feitas de algodão e até mesmo dormir sem a peça.