É inegável o fato de que o sucesso de uma equipe e por consequência de uma organização, não apenas depende, mas também representa o reflexo da gestão de seu líder. Uma liderança que seja realmente inspiradora e eficaz, além de trazer resultados positivos, contribui auxiliando o desenvolvimento e a evolução daqueles que estão sob sua liderança. Liderança não é e nunca foi uma tarefa fácil.
Trabalho árduo, disciplina, dedicação e visão fazem parte da vida do profissional que se encontra nessa posição. É claro que um líder precisa ter algumas características que o diferenciem, que o tornem referência e uma verdadeira fonte de inspiração.
Nesse sentido, algo dito e ouvido com frequência é que lideres que inspiram nascem assim. Isso não passa de ilusão. Quando alguém se destaca como líder há todo um conjunto de fatores que não são de conhecimento da grande maioria das pessoas. Coisas que o profissional vivenciou, pessoas que ele conheceu, lugares onde esteve ou suas próprias resoluções, raramente são consideradas.
Com isso, compreendemos mais facilmente que qualquer pessoa pode vir a ser um líder. E mais, pode tornar sua gestão tão ímpar que ela se tornará a base para a formação de futuras lideranças dentro daquele ambiente corporativo.
Quando analisamos a alma de várias empresas percebemos que, de fato, algumas delas conseguem se manter oferecendo salários decentes e alguns benefícios aos seus colaboradores.
Porém, aquelas que cresceram e se expandiram de forma sólida, foram as que entenderam que a partir de determinado momento deve-se buscar algo maior: emoções, sentimentos, envolvimento, sonhos e relacionamento.
Todo esse crescimento e uma visão ampla em relação a esses pontos somente é possível quando há uma liderança inspiradora. As ferramentas necessárias vão muito além do respeito, da capacidade e do comprometimento pessoal. Um líder que se destaque entre outros líderes é acima de qualquer coisa, uma pessoa que busca entender e ajudar os outros. Uma relação de igualdade que tem um enorme potencial para influenciar o sucesso do colaborador, da equipe e da organização.
“Grandes líderes quase sempre são grandes simplificadores, que conseguem passar por discussões, debates e dúvidas para oferecer uma solução que todos possam entender.” – Colin Powell, secretário de estado norte-americano