Você sabe a origem do pão de queijo? Não? Então, antes de dar essa maravilhosa receita vamos falar um pouco sobre o assunto.
A origem ainda é desconhecida, mas o que se sabe é que é uma receita mineira que alguns dizem ter aparecido no século XVIII, quando as cozinheiras das fazendas, ao invés de colocar a farinha trazidas pelos portugueses, colocavam a farinha de aipim na receita do pão, e aproveitavam os queijos velhos, misturando também ovos e leite, que na época eram encontrados em abundância.
Outra hipótese diz que a receita surgiu na época da escravidão, porém, a receita ganhou popularidade somente em 1950, quando caiu no gosto popular dos brasileiros.
Quem adora pão de queijo, vai adorar essa receita que é super prática e rápida.
Vamos preparar os ingredientes:
- 250g polvilho doce
- 250g polvilho azedo
- 250g de queijo parmesão ralado
- 2 xícaras de leite
- 3 ovos
- 2 colheres(sopa) rasas de manteiga.
Agora podemos preparar nosso lanchinho para o café da tarde, ou até mesmo da manhã, afinal, pão de queijo é bom em qualquer hora!
1 – Primeiramente, acenda o forno que você vai usar a 180 graus. Assim, ele vai aquecendo até terminamos o preparo da massa.
2 – Coloque o leite e a manteiga numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, desligue.
3 – Agora, em uma vasilha, coloque o polvilho doce e o salgado, despeje o leite com a manteiga em cima, mexa bem e deixe descansar.
4 – Bata os ovos e adicione-os à massa. Coloque também o queijo ralado.
5 – O ideal é que as bolinhas fiquem de três a quatro centímetros e sejam enroladas com as mãos.
6 – Leve ao forno e deixe de 15 a 20 minutos, ou até dourar.
Essa receita rende 24 porções, e o tempo de preparo e de apenas 45 minutos – super rápida e deliciosa, não?