Você cuida dos sinais que seu corpo lhe mostra sobre sua saúde? Quando come algo que não cai bem, percebe qual alimento causou o mal estar? Ou por exemplo, quando está próximo a um resfriado, percebe os sinais que seu corpo dá como o nariz congestionado? E quando for algo mais sério, conseguiria perceber?
Segundo pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, os ataques cardíacos são chamados de 'ataques silênciosos', pois é comum que seus sinais não sejam reconhecidos antecipadamente. Ataques estes, que são muito sérios e com graves riscos à saúde, onde o tempo que leva para socorrer a vítima é fundamental.
Problema sério
Nos EUA, estima-se que cerca de 200 mil dos casos de ataques cardíacos, não tiveram seus sinais percebidos previamente, ou seja, as vítimas não perceberam os sinais que o próprio corpo lhe mandou. Cerca de 25% deste total, são casos de ataques no coração.
Segundo o cardiologista Dr. Chauncey Crandall é possível ficar atento e reconhecer os sinais que o corpo dá, possibilitando assim, a busca por ajuda médica em tempo. O Dr. Crandall explica ainda que o corpo chega a dar sinais até meses antes de ocorrer o ataque, e que o problema é que na grande maioria, são sinais silenciosos e que podem ser totalmente indolores, dificultando a associação ao coração.
Sintomas
Se você acredita que os ataques são como nos filmes, que a vítima põe a mão no peito, cai no chão passando mal, neste artigo verá que não é bem assim, embora exista também este tipo de ataque, é o menos comum. A seguir você aprenderá quatro sinais que o corpo oferece:
- Dor no peito: duas em destaque, das quais são mais preocupantes, são: a que dói em todo o seu corpo. A outra é a que ocorre na região do lado esquerdo, podendo até doer o braço todo, podendo ir e vir e aumentar ou diminuir a frequência da dor.
- Falta de ar: seguido ou não de dor no peito. É um sintoma silencioso, muitas vezes ignorado, porém, em estudo realizado na Inglaterra, cerca de três a cada cinco dos casos houve falta de ar antes do ataque cardíaco. Há possibilidade de acontecer após.
- Indigestão ou azia: o corpo nem sempre sente a dor diretamente, porém, as células nervosas do estômago estão localizadas perto do coração, o que faz com que essas duas situações – azia e ataque cardíaco – possam ser confundidas.
- Náusea e vômito: são sintomas atípicos, mas não descartados, segundo o Dr. Crandall, que já presenciou ocorrências com estes tipos de sintomas associados a outros. Os sinais, geralmente, ocorrem juntos e nunca isolados. Lembrando que percebendo-se estes sintomas procure seu médico.