Apesar das dicas expostas estarem contra tudo o que seres humanos estão habituados a realizar diariamente, sabe-se que a limpeza de determinados alimentos pode auxiliar grandemente para o desenvolvimento de bactérias extremamente prejudiciais para a saúde das pessoas.
Determinados alimentos necessitam ser cuidadosamente higienizados, já outros conseguem manter as suas propriedades estáveis quando ficam bastante distante da água e de uma higiene precisa antes de seu preparo.
Frango
Consta que o frango cru apresenta uma pluralidade de bactérias, dentre elas a mais agressiva, conhecida como salmonela. Ainda que várias pessoas pensem que lavar o frango com água corrente antes de iniciar o preparo vai colaborar para a remoção de salmonela dentre outras bactérias, na verdade acontece o oposto.
Ovo
Com relação a casca do ovo de galinha observa-se que ela apresenta uma substância que busca evitar que o mesmo sofra contaminação quando quebrado em uma determinada superfície. Lavar antes de quebrar a casca e remover o conteúdo do mesmo, vai retirar a barreira natural.
Peixe
A situação do peixe é considerada similar ao do frango, pois ao lavá-lo, é possível estar produzindo condições para que as bactérias se estruturem com maior propriedade.
Cogumelos
Os cogumelos absorvem água rapidamente, logo, lavá-los fará com que fiquem encharcados, podendo desenvolver mofo além de outros fungos. Embora seja indicado que eles estejam limpos antes de ocorrer o cozimento, é recomendado que os mesmos sejam fornecidos rapidamente em água corrente e depois secos com o auxílio de um guardanapo.
Massas
Quando a massa é lavada, depois do cozimento, a pessoa está retirando uma das principais propriedades que contribui que a mesma consiga absorver mais o molho além de ficar mais apurada.