O Palmeiras, atualmente, vem revelando e formando muitos craques, por este motivo que clubes do exterior já analisam o Alviverde da capital com mais cautela do que anteriormente e reparam que tem jogadores no elenco palmeirense que valem a pena e que podem render algo no continente europeu.
A Europa é a nata do futebol mundial, pois lá é onde estão os melhores treinadores e melhores jogadores de futebol, com isso todos os atletas que atuam na América do Sul carregam o desejo de ir atuar em um gigante do Velho Continente, para quem sabe um dia conseguir ganhar títulos importantes por lá, como a tão sonhada Champions League.
Antigamente o Palmeiras não vendia muitas atletas para a Europa, pelo motivo de não ter historicamente uma base que dá muitos frutos, diferente das dos rivais, principalmente o Santos, que de forma decorrente sempre está revelando craques e faturando com a venda destes.
A última grande revelação do Palmeiras e que impressionou a todos, pois fazia muito tempo que a equipe não trazia um grande atleta das categorias de base, foi o centroavante Gabriel Jesus, que atualmente é o camisa nove da Seleção Brasileira, por mais que tenha sido muito criticado durante a sua atuação na Copa do Mundo, no elenco comandado pelo técnico Tite.
Em 2016, o Palmeiras confirmou a venda do jogador para o clube inglês Manchester City, esta transação rendeu R$ 70 milhões aos cofres alviverdes, entretanto o Palmeiras havia colocado uma cláusula no contrato em que o clube inglês deveria pagar a taxa que a FIFA impõe para clubes formadores, porém o clube comprador acabou nem se tocando que esta taxa deveria ser paga fora do valor previsto para contratar o atleta.
Uma ação foi movida pelo Palmeiras na FIFA e a equipe faturou mais cerca de um milhão de euros pela venda do jogador, agora sua transação tem o valor de R$ 74 milhões.