O Palmeiras tem muitos jogadores de qualidades em seu atual elenco, porém um lado negativo de estar no Verdão é a alta concorrência dentro do elenco, fazendo com que os atletas que lá estão tenham muitas poucas oportunidades e não consigam mostrar o talento que os pertencem.
Recentemente, o Verdão se tornou uma das maiores bases do futebol brasileiro, inclusive tendo revelado recentemente o centroavante Gabriel Jesus, que é uma das maiores promessas do futebol mundial, atualmente sendo peça importante do clube inglês Manchester City.
Após o surgimento de Gabriel, diversos clubes do exterior começaram a ficar de olho na base palmeirense, sempre visando executar contratações de pesos para reforçarem os seus respectivos elencos.
Também tem que ter em mente que jovens jogadores podem evoluir muito e apresentarem um bom futebol, assim se valorizando no mercado da bola e conseguindo ser vendidos por um grande preço. Agora aconteceu com o lateral-direito Lucas Rosa, que foi campeão da Copa do Brasil sub-17, pelo Palmeiras, sendo um dos destaques da competição, entretanto não renovou com o Verdão.
Sem muitas explicações e com uma postagem no Instagram, o craque se despediu do Palmeiras e depois de um tempo, quando completou os seus 18 anos, fechou com a Juventus, de Turim, indo para reforçar primeiramente o time da base do clube italiano.
Não se tem registros que o Palmeiras receberá algo em troca da transação, entretanto o que se sabe é que o Alviverde da capital é o clube formador do jogador e posteriormente, caso ocorra uma transação entre a Juventus e outro clube, o Palmeiras deve ganhar uma quantia por conta do mecanismo de solidariedade da FIFA para o clube formador do craque.
No entanto, o Palmeiras perde um atleta mas ganha a possibilidade de faturar um bom dinheiro daqui um tempo.