Pessoas que sofrem com distúrbios emocionais, afetivos ou depressão apresentam uma tristeza profunda, além de uma gradativa perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, total ausência de prazer e oscilações constantes de humor que podem terminar em pensamentos suicidas.
Considerada o 'mal do século' pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um grande desafio tanto para médicos quanto para pacientes. Muitos dos sintomas da doença, com a falta de energia, são ignorados ou confundidos com preguiça, o que acaba prejudicando ainda mais algo que poderia ser tratado.
Para melhor identificar uma pessoa com essa terrível doença, é sempre bom distinguir logo esses 7 sinais e encaminhar o indivíduo para um profissional.
1 – Desânimo
Quando a pessoa não sente vontade de fazer absolutamente nada, é bem possível que seja o resultado da falta de dopamina em seu corpo. Dopamina simplesmente é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A falta desse neurotransmissor pode muito bem trazer a depressão.
2 – Apatia
Muitos consideram arrogância, mas quando uma pessoa passa a não sentir nada por outras pessoas pode ser que ela esteja vivendo com uma depressão e não sabe.
3 – Ficar o dia todo no quarto
A grande maioria das pessoas que vivem com a doença preferem ficar isoladas, sem qualquer tipo de contato com outras pessoas.
4 – Falta de alegria
A tristeza que vêm acompanhada de pensamentos ruins é um dos principais sintomas da depressão. Essa total falta de prazer na vida pode até levar alguém a se matar.
5 – Tudo parece bem distante ou muito difícil
Outro sintoma da falta de dopamina no corpo. Qualquer tarefa passa a ser muito difícil de ser realizada.
6 – Cansaço frequente
Mesmo sem nenhuma atividade a pessoa vive cansada e fadigada. Essas pessoas merecem uma atenção especial e se possível, devem ser encaminhadas prontamente para um profissional.
7 – Dormir o tempo todo
Passar o dia inteiro dormindo geralmente geralmente pode ser confundido com preguiça, mas também é um grave sintoma de depressão. É bom ficar de olho nessas pessoas.
E você caro leitor, reconhece algum desses sintomas em uma pessoa próxima? Procure um médico a tempo e salve uma vida.