Após a morte prematura de sua bebê que estava com 18 meses, uma mãe faz importante alerta a respeito dos pais não permitirem que os bebês durmam nas cadeirinhas instaladas no carro.
Lisa Smith, cidadã do Texas, deixou sua criança aos cuidados de uma babá que permitiu que a criança dormisse na cadeirinha do carro. A mãe recebeu a notícia do falecimento da filha quando estava no trabalho, no telefonema informaram que a bebê não acordou de seu cochilo.
Segundo os médicos, a criança faleceu por asfixia postural, resultado da posição em que a criança dormiu, posição esta que impediu a respiração da menina. A mãe da bebê informou que sabia dos riscos que a dormida na cadeirinha poderia causar, mas também disse que a babá não sabia das informações.
A cadeirinha inserida no carro para o transporte do bebê não foi projetada para o sono saudável das crianças, pois, se as alças que seguram a criança na cadeirinha não estiverem bem ajustadas, o bebê pode tombar para frente correndo o risco de ser estrangulada ou asfixiada pelo cordão.
O conselho dos médicos pediatras é que os pais não mantenham o bebê por mais de duas horas sentados na cadeirinha por estar com a coluna comprometida devido a postura. Para bebês com menos nove meses é contraindicado que fique sentado, pois essa ainda não é uma posição natural, coloca-lo em uma posição errada na cadeirinha poderia contrair seus pulmões.
Especialistas aconselham os pais a observarem com muita atenção o rosto do bebê durante a viagem, qualquer alteração na cor da criança pode indicar que algo está errado.