O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, foi atacado, na tarde desta quinta-feira (6), na cidade de Juiz de Fora, durante sua campanha nas ruas daquela cidade. Centenas de pessoas acompanhavam o candidato, que estava sendo carregado por populares, quando repentinamente ele fez uma expressão de dor.
De acordo com o portal de notícias G1, Bolsonaro levou, imediatamente ele foi socorrido por seus seguranças; saiba mais. Segundo a Polícia Militar, o candidato do PSOL, a faca atingiu altura no tórax, lele foi imediatamente socorrido por seus seguranças. As pessoas que o seguiam durante a manifestação pelas ruas a princípio não notaram que se tratava de uma tentativa de homicídio.
Jair bolsonaro: ataque repercurte entre os candidatos a presidência e nas redes sociais, veja
A Polícia Militar identificou o suspeito de esfaquear o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Adélio Bispo de Oliveira, 40 anos, confessou o crime, segundo a PM. O homem é natural de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, e foi preso em flagrante logo após o incidente.
Abaixo alguns dos vídeos que mostram o momento em que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) leva uma facada durante evento de campanha em Juiz de Fora (MG):
Momento em que Jair Bolsonaro é carregado após levar uma facada na região do abdômen. pic.twitter.com/BFAR7vjkdJ
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) 6 de setembro de 2018
O candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, do PSL, levou uma facada durante campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. Um vídeo flagrou o momento exato do ataque. Um suspeito foi preso. pic.twitter.com/mjgvCahzcO
— Rádio Bandeirantes (@RBandeirantes) 6 de setembro de 2018
A Santa Casa de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, confirma que o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, está sendo atendido depois de levar uma facada. pic.twitter.com/yYj9AyuHzF
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) 6 de setembro de 2018
Estado de saúde de Bolsonaro
De acordo com a Globo News, Jair Bolsonaro foi levado para a Santa Casa de Juiz de Fora, e passa por uma cirurgia. Ainda segundo o plantão da Globo News, uma fonte de dentro do hospital onde o deputado está sendo operado, Jair deu entrada com hipotensão (pressão baixa), lesão hepática grave e lesão na alça intestinal, lesão no intestino delgado e grosso e precisou de transfussão de sangue.
Jair Bolsonaro
Jair Messias Bolsonaro, nasceu no 21 de março de 1955, é um militar da reserva e político. Cumpre atualmente o seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados do Brasil, eleito pelo Partido Progressista (PP). Nas eleições gerais de 2014, foi o deputado federal mais votado do estado do Rio de Janeiro, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos).
Em 2017, foi considerado pelo instituto FSB Pesquisa o parlamentar mais influente nas redes sociais. Em janeiro de 2018, anunciou sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL), o nono partido político de sua carreira, desde que foi eleito vereador em 1989.
Além dele, seu irmão Renato Bolsonaro e três filhos seus também são políticos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro pelo PSC), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSL e comandante da legenda no estado) e Eduardo Bolsonaro(deputado federal de São Paulo também pelo PSL).
Figura controversa no Brasil, ele é conhecido por suas visões políticas populistas e de extrema-direita, o que inclui comentários simpáticos à ditadura militar no Brasil (1964–1985, se diz condizente com a prática de tortura, é a favor do armamento da população. Conhecido por frases polêmicas, incitação ao estupro, racismo e homofobia.
Redes sociais
Nas redes sociais este é o assunto mais falado desde o momento do atentado, veja:
https://twitter.com/Pimentheus/status/1037813787666145280
https://twitter.com/Pimentheus/status/1037813787666145280
https://twitter.com/delucca/status/1037815046414450689
Na realidade quem primeiro incitou os brasileiros a atacarem @jairbolsonaro com armas foi @geraldoalckmin ao veicular na sua campanha uma peça em que os programas do opositor deveriam ser perfurados a bala, e no final quase exibe uma garotinha sendo atingida com bala na cabeça.
— Mas, é Possível ! (@masepossivel) September 6, 2018
jamais votaria no Jair Bolsonaro, e não concordo com vários coisas que sai de sua boca, mas isso não me dá o direito de concordar quando dão-lhe uma facada! isso é horrível.
— Iandê Albuquerque (@IandeAlbuquerq) September 6, 2018
Quero viver numa nação onde prevaleça a paz e as pessoas possam expressar as suas opiniões da forma mais livre possível, porém sempre com muito respeito a cada ser humano. Espero as prontas melhoras de Jair Bolsonaro.
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) September 6, 2018
Milhões de LGBT’s morrem á facada por conta da homofobia e ninguém fala nada, mulheres morrem diariamente por conta do feminicídio e ninguém liga. Agora só porque é o Jair Bolsonaro, eu tenho que ligar e ter dó? Me poupe. Se poupe. Nos poupe.
— 𝕷𝖚𝖓𝖆 ☠️ (@alunacabral) September 6, 2018
https://twitter.com/bernardopkuster/status/1037812679296118784
bolsonaro levando facada foi mais realista que a atuação da maitê perroni em cuidado com o anjo bicho #bonoro #jair #bolsonaro #facada #JairBolsonaro pic.twitter.com/O8GcsF7fuU
— ale (@demonlikeme) September 6, 2018
Liderando as intenções de voto
Na pesquisa realizada pelo IBOPE, divulgada nesta quarta-feira (5), Bolsonaro desponta em primeiro lugar com 22% das intenções de votos para presidente, seguido por Marina Silva Ciro Gomes , que estão empatados com 12%.
Candidatos repercutem o ataque a Jair Bolsonaro
Acabo de ser informado em Caruaru, Pernambuco, onde estou, que o Deputado Jair Bolsonaro sofreu um ferimento a faca. Repudio a violência como linguagem politica, solidarizo-me com meu opositor e exijo que as autoridades identifiquem e punam o ou os responsáveis por esta barbárie.
— Ciro Gomes (@cirogomes) September 6, 2018
Política se faz com diálogo e convencimento, jamais com ódio. Qualquer ato de violência é deplorável. Esperamos que a investigação sobre o ataque ao deputado Jair Bolsonaro seja rápida, e a punição, exemplar.
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) September 6, 2018
Desejo pronta recuperação a Jair Bolsonaro. Lamento todo e qualquer tipo de violência. O Brasil precisa encontrar o equilíbrio e o caminho da paz. Temos que ter serenidade para apaziguar a divisão entre os brasileiros.
— Henrique Meirelles (@meirelles) September 6, 2018
Repudio totalmente qualquer ato de violência e desejo pronto restabelecimento a Jair Bolsonaro.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) September 6, 2018
A violência contra o candidato Jair Bolsonaro é inadmissível e configura um duplo atentado: contra sua integridade física e contra a democracia.
— Marina Silva (@MarinaSilva) September 6, 2018
Soube agora do que ocorreu com Bolsonaro em Minas. A violência não se justifica, não pode tomar o lugar do debate político. Repudiamos toda e qualquer ação de ódio e cobramos investigação sobre o fato.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 6, 2018
Sobre o episódio da facada no candidato Jair Bolsonaro, quero afirmar aqui que repudio todo e qualquer ato de violência. Por isso a violência nunca deve ser estimulada. Eu não estimulo.
— Alvaro Dias (@alvarodias_) September 6, 2018
É lamentável e inaceitável o que aconteceu com o Jair Bolsonaro. Independentemente de divergências políticas, não é possível aceitar nenhum ato de violência.
Que o agressor sofra as devidas punições. Meus votos de melhoras para o candidato.— João Amoêdo (@joaoamoedonovo) September 6, 2018
Diante ao ataque, os demais candidatos ao cargo, como Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT), se pronunciaram sobre o ato de violência nas redes sociais. Todos deixaram as divergências no âmbito da competição eleitoral e repudiaram a atitude. No Twitter, Ciro foi o primeiro a se pronunciar sobre o caso nas redes sociais.