Tomar água do filtro de barro é considerado, pela maior parte das pessoas, como algo tradicional. A maioria já se deparou com esse objeto na casa dos avós, pois eles eram muito comuns antigamente. Apesar da modernidade, muita gente ainda faz questão de ter o filtro de barro dentro de casa.
O que provavelmente muitas pessoas desconhecem é o fato de que o filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo. Uma pesquisa realizada por cientistas norte-amercianos constatou o fato. A notícia também foi divulgada em um importante livro, o The Drinking Water Book.
O sistema de purificação da água usada no filtro de barro brasileiro é, provavelmente, o melhor do mundo inteiro. Por meio das câmaras responsáveis pela filtragem, feitas com velas de cerâmica, o filtro tem capacidade de fazer a remoção das impurezas da água com eficiência. Além disso, consegue realizar a contenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo e até mesmo o parasita que causa a criptosporidiose.
O resultado da eficácia do produto acontece devido ao seu processo de filtragem por gravidade, onde a água passa pelas velas e vai gotejando de forma lenta para o interior do reservatório. Isso não ocorre com os fluxos de torneiras ou tubulação, já que é a pressão da água que vai impulsionando o fluxo.
Por esse motivo, nesse outro sistema acabam passando microrganismos e sedimentos que vão se depositando na água. Um detalhe importante também chamou a atenção durante a realização da pesquisa. Ficou constatado que o sistema mais moderno de filtragem não consegue impedir a presença de substâncias que fazem mal à saúde, como o flúor e o arsênico.
Porém, é importante frisar que a qualidade da água vai depender da manutenção do filtro de barro. Ele precisa ser limpo regularmente, além da necessidade de trocar as velas.