No momento em que uma menina atinge o estágio da adolescência, ela experimenta muitas mudanças em seu corpo, incluindo o crescimento de, o desenvolvimento das mamas, a transformação da forma e da altura do corpo e o início da menstruação.
Menstruação é a descarga regular de sangue e tecido mucoso do revestimento interno do útero. Nesse período, ela precisa de absorventes higiênicos.
No entanto, alguns tipos de tampões têm efeitos colaterais ruins para a saúde das mulheres.
Aqui estão os efeitos colaterais do uso de absorventes:
1. Almofadas de gel ou algodão
O Câncer Cervical é muito perigoso, pois pode causar a morte. Um fator que afeta o câncer do colo do útero é a exposição à celulose, que pode ser encontrada em absorventes higiênicos e contém almofadas de gel.
Já o algodão pode conter herbicida e pesticida, o que acaba indo parar nos absorventes à base de dessa matéria prima.
2. Produtos Químicos
Todos os absorventes contêm um monte de produtos químicos que podem afetar ou causar doenças – ou infecções à parte íntima de uma mulher. Como a dioxina, que causa o crescimento anormal dos tecidos.
3. Desodorantes
Desodorantes estão presentes nos absorventes e pode entrar na corrente sanguínea de uma mulher, levando a infecções e outras anormalidades. Isso inclui infertilidade e outras complicações no parto, que também podem afetar o bebê.
4. Camada impermeável
Esse tipo de camada é feito de material sintético, que lida com a umidade e faz com que a passagem do ar se torne instável. E quando o calor e a umidade estão na parte íntima de uma mulher, pode levar a alguns tipos de bactérias que causam doenças.
5. Tampão ou absorvente interno
Os produtos químicos e materiais usados para produzir um tampão podem causar danos nos órgãos. Também, o uso de absorventes internos por um período muito longo pode causar a formação de caroços na parte íntima da mulher, provocando, também, infecção e irritação.
Dessa forma, troque os absorventes após 4 horas. A troca irregular pode levar à Síndrome do Choque Tóxico ou à morte.