O narguilé se tornou uma grande sensação, sendo usado por milhares de pessoas em todo o mundo. Como um cachimbo, ele é de origem oriental e é usado à base de água e tabaco aromatizado.
No Brasil, ele se tornou muito popular nos últimos anos, sendo muito bem aceito entre os jovense se tornando uma febre. Porém, o que a maioria dos seus usuários não sabem é que embora pareça inofensivo, o narguilé é altamente prejudicial à saúde, e pode causar mais danos no organismo do que o próprio cigarro.
A Organização Mundial de Saúde informou que fumar narguilé por poucos minutos pode ser comparado a fumar mais de 100 cigarros por dia, e isso se deve às substâncias potencialmente perigosas à saúde que estão presentes nele.
Além do tabaco, existem outras substâncias tóxicas no narguilé, como o benzeno e o alcatrão, que podem ser muito perigosas e causar danos sérios a saúde. Usar o narguilé com frequência pode causar impotência sexual nos homens, além de problemas de infertilidade em ambos o sexo e até má formação no bebê.
As áreas do nosso organismo que podem ser afetadas pelo uso do narguilé são: sistema digestório, pulmão, boca, cérebro e sistema de reprodução. No sistema digestório podem acontecer problemas de constipação intestinal, náuseas, gastrite, e úlceras. Na boca, a nicotina faz surgir manchas escuras nos dentes, além de inflamações na gengiva e mau hálito.
No pulmão podem acontecer a diminuição na capacidade respiratória por causa da fumaça tóxica, lesões nas vias aéreas e alvéolos e inflamação nos brônquios. No cérebro, causa insônia ou sonolência, inquietação, ansiedade, dependência química e psicológica.