Saiba o que Jair Bolsonaro precisa para vencer no 1º turno

PUBLICIDADE

Boa parte do eleitorado de Jair Bolsonaro acredita em vitória do candidato do PSL no primeiro turno da eleição presidencial. Para isso acontecer, o presidenciável precisa ganhar votos de outros concorrentes nesta reta final de campanha. Faltam 11 dias para a votação.

Nesta quarta-feira (26), o Paraná Pesquisas divulgou novo levantamento contratado pela Empiricus Research Publicações
LTDA, com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Executivo Federal e o panorama político atual, realizada com 2020 pessoas, e Bolsonaro aparece na liderança com 31,2% dos votos. Descontando nulos e brancos e aqueles que não sabem em quem votar, Bolsonaro chega a 38,2%.

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa alcançar 50% mais um voto. Isso significa que Bolsonaro está a 11,8% mais um voto de vencer o pleito sem que haja necessidade de segundo turno.

Agregar tudo isso de votos nesta reta final não é fácil, mas é possível. Os votos válidos dados a João Amoêdo (Novo), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Alvaro Dias (Podemos) chega-se a 14,6% – mais do que Bolsonaro precisa.

Segundo a jornalista Andrea Sadi, da Globonews, a campanha de Alckmin monitora membros do PSDB que ameaçam antecipar voto em Bolsonaro já no primeiro turno. Entre os monitorados estão João Doria, candidato ao governo de São Paulo, e Marcos Pontes (PSD), vice de Antonio Anastasia (PSDB), em Minas Gerais.

Pontes afirmou, em palestra nos últimos dias, que será preciso “dar as mãos a Bolsonaro”, caso Alckmin não decole. A campanha de Bolsonaro torce para que isso não aconteça. Afinal de contas, os votos de Alckmin, Amoêdo, Meirelles e Alvaro Dias poderiam dar a vitória no primeiro turno.

Levantamento Paraná Pesquisas (votos válidos
)

  1. Jair Bolsonaro (PSL) – 38,1%
  2. Fernando Haddad (PT) – 24,7%
  3. Ciro Gomes (PDT) – 12,3%
  4. Geraldo Alckmin (PSDB) – 9,3%
  5. Marina Silva (Rede) – 5,3%
  6. João Amoêdo (Novo) – 4,7%
  7. Alvaro Dias (Podemos) – 2,3%
  8. Henrique Meirelles (MDB) – 1,6%
  9. Guilherme Boulos (PSOL) – 0,5%
  10. Cabo Daciolo (Patriotas) – 0,5%
  11. Vera (PSTU) – 0,4%
  12. Eymael (DC) – 0,1%
  13. João Goulart Filho (PPL) – 0,1%