Uma mulher de 74 anos de idade, proprietária de uma casa simples na Vila Matilde, zona Leste de São Paulo, foi a vencedora de um importante prêmio internacional.
Dona Dalvina Borges foi empregada doméstica por logos trinta anos e com suas atividades nesse período conseguiu, com muita determinação, juntar suas economias. Com isso, foi possível essa grande mudança em sua casa, na época em que a estrutura da mesma começou a desmoronar. A senhora foi homenageada e ganhou o Prêmio Internacional Building of the Year 2016.
Nessa premiação participam diversos projetos do mundo inteiro, onde são avaliados criteriosamente e o resultado é dado através do voto público, elegendo as 14 construções mais criativas.
A obra foi construída pelos arquitetos Pedro Tuma, Danilo Terra, e Fernanda Sakano, pertencentes ao escritório Terra e Tuma Arquitetos.
Segundo Pedro Tuma, o período de execução de toda a obra foi de apenas em seis meses, sendo que ela foi finalizada no ano de 2014, onde foram gastos um montante no total de 150 mil reais na época.
O arquiteto destaca que, além da importância do prêmio, outro fator é que esse tipo de projeto serve também para demostrar que a arquitetura está disponível para todos e, inclusive, com pouco dinheiro é possível conseguir desenvolver muitos bons projetos arquitetônicos.
Os profissionais responsáveis pelo projeto arquitetônico tiveram seus serviços solicitados pelo filho da proprietária do imóvel, que ajudou a construir a casa.
Assim, o desafio foi lançado ao escritório Terra e Tuma que aceitou e tomou a responsabilidade pela empreitada.
De modo que eles conseguiram provar que, para construir uma casa arrojada e funcional, não quer dizer que tenha necessariamente que gastar muito dinheiro.
Ele e sua família não queriam que a idosa vendesse o imóvel e posteriormente mudasse para um local mais distante ou pior, então decidiram incentivar a mãe a usar todo o dinheiro que economizou e levantar uma nova construção no mesmo local de sua casa antiga.
Confira o vídeo da residência que é destaque na vizinhança:
E aí caro leitor, gostou da criatividade e realização do sonho desta humilde trabalhora?