Cuca não será o treinador do Santos na próxima temporada, e isso todo mundo já sabe. O treinador tornou esse fato público e anunciou que fará uma cirurgia no coração e ficará afastado do futebol por alguns meses. Diante desse fato, o Santos está no mercado, procurando treinadores para comandar a equipe no ano que vem.
O plano A do Peixe para substituir Cuca é o treinador Abel Braga. Ex-Fluminense, Abelão está desempregado desde que deixou o Tricolor carioca em meados de junho. Desde então, descansa ao lado da família e deve voltar a trabalhar em 2019.
O Santos espera acertar com o treinador, que é conhecido pelo jeito firme como conduz o comando das equipes por onde passa, para começar a trabalhar no planejamento do ano que vem.
A diretoria entende que é fundamental definir o treinador para saber quais jogadores o novo comandante pedirá. Não adianta trazer jogadores para a equipe sem saber se o novo treinador aprovaria ou não as contratações.
O fator principal que pesa a favor de Abel Braga é a experiência. A diretoria do Santos não quer fazer apostas e busca um nome consolidado no mercado. Abel Braga acumula boas passagens por Fluminense e Internacional.
Além disso, ele já treinou Flamengo, Vasco, passou pelo futebol português e francês e acumula uma boa bagagem. O título mais expressivo foi a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes pelo Inter, ambos em 2005.
Enquete do Globo Esporte mostra que Abel também é o preferido da torcida alvinegra para comandar a equipe no ano que vem. O treinador tem quase o dobro de votos do segundo colocado, o também veterano, Vanderlei Luxemburgo.