A crise no país nos últimos anos e altos valores cobrados pelos clubes fez com que muitas equipes jogassem sem os chamados patrocinadores masters. A temporada 2018 está próxima do fim – restam para os brasileiros a final da Copa Sul-Americana com o Atlético-PR – e em breve será divulgado o balanço de patrocínios do ano.
Enquanto isso não acontece, um estudo do Itaú BBA revelou os números referentes a 2017. O líder em patrocínios no Brasil foi o Palmeiras, que alcançou R$ 137 milhões. Segundo o estudo, 35% desse valor foram alcançados com a Crefisa.
Campeão paulista e brasileiro em 2017, o Corinthians ficou na segunda posição. O faturamento do Timão com patrocínios foi de R$ 95 milhões. O top 3 é fechado pelo Flamengo, que alcançou 90,4 milhões com o Flamengo.
O São Paulo ocupa a quarta posição. A equipe do Morumbi faturou R$ 69 milhões com patrocínios em 2017. Foram quatro milhões a mais do que o Grêmio, que conquistou a Copa Libertadores da América no ano passado e disputou a final do Mundial de Clubes contra o Real Madrid.
Depois dos cinco primeiros colocados, há uma diferença muito grande de valores. O sexto colocado Internacional, que disputou a Série B, faturou R$ 38 milhões. O Atlético-MG aparece a seguir, com R$ 35 milhões.
O Santos alcançou faturamento de R$ 28 milhões com patrocinadores. O Cruzeiro vem a seguir, com R$ 26,4 milhões. Vasco e Botafogo faturaram o mesmo valor com patrocínios em 2017: R$ 19 milhões. Entre os 12 maiores clubes do Brasil, o Fluminense é o último colocado e faturou apenas R$ 15 milhões.
Palmeiras – R$ 137 milhões
Corinthians – R$ 95 milhões
Flamengo – R$ 90,4 milhões
São Paulo – R$ 69 milhões
Grêmio – R$ 65 milhões
Inter – R$ 38 milhões
Atlético-MG – R$ 35 milhões
Santos – R$ 28 milhões
Cruzeiro – R$ 26,4 milhões
Vasco e Botafogo – R$ 19 milhões
Fluminense – R$ 15 milhões