Durante uma fiscalização da prefeitura de Divinópolis, cidade localizada a 120 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, a Polícia Militar foi acionada, e acabou prendendo um ambulante que vendia frutas na rua. Este é justamente o fato que teria causado revolta nos populares que passavam pelo local, motivo que levou alguns a filmarem a abordagem.
Segundo testemunhas, a ação dos policiais teria sido desproporcional à real necessidade, uma vez que o homem já estaria imobilizado. É o que se pode observar no vídeo, onde muitos demonstraram revolta com o excesso de uso da força policial.
A prefeitura da cidade informou a existência de leis municipais que proíbem que o comércio ambulante seja realizado nas calçadas, além da fiscalização ser também uma forma de garantia à saúde pública. Isso porque os alimentos que estavam sendo vendidos não possuíam garantia da vigilância sanitária.
Vendedor de frutas foi abordado por fiscais, em Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte, e a Polícia Militar teria sido acionada para contê-lo.
Veja: https://t.co/MvHeWXthtG #R7 #RecordTVMinas pic.twitter.com/JDUM1AFEsQ
— Record TV Minas (@recordtvminas) December 22, 2018
A justificativa dada pelo comando da Polícia Militar para a ação está no fato do ambulante ter desacatado o fiscal e tentado fugir do local levando as suas mercadorias. Foi relatado ainda que o homem teria tentado jogar o seu carrinho de frutas contra os policiais, sendo necessário o uso da força para conter o cidadão.