O Ministério Público do estado de São Paulo, ajuizou ação solicitando para a Justiça que a empresa Google, proprietária do YouTube, retire de sua plataforma os vídeos de vários youtubers mirins, sob a alegação de que eles estariam fazendo ‘propaganda velada’ para outras crianças.
Na solicitação, o promotor Eduardo Dias afirmou que as empresas estão mandando para os youtubers brinquedos e outros de seus produtos, para que eles façam vídeos exibindo para outras crianças, o que caracterizaria uma verdadeira condição de ‘promotores de vendas’.
São febre os vídeos chamados ‘unboxing’, neles são apresentadas as primeiras impressões com o produto, desde a abertura da caixa, até a interação inicial. A forma como é conduzida a abordagem do produto, é sem sobra de dúvidas um grande chamativo, principalmente para o público infanto-juvenil, que fica fascinado com o conteúdo. Prova disso são as visualizações gigantescas que este tipo de conteúdo gera.
Foram 7 os canais citados, os quais reúnem quase quatorze milhões de inscritos na plataforma, totalizando 105 vídeos.
Veja a seguir a lista de canais citados:
Julia Silva;
Felipe Calixto;
Vida de Amy;
Canal Duda MH;
Manoela Antelo;
Gabriela Saraivah;
Marina Bombonato.
Quem encabeçou o processo foi o Instituto Alana, que é uma organização não-governamental que faz promoção dos direitos e desenvolvimento das crianças. A ONG atua observando e relatando os abusos que envolvem o consumismo entre a população infantil, isso inclui observar conteúdos que são veiculados no YouTube, a partir das denúncias que são recebidas.
O instituto tem solicitado à empresa Google a adoção de ações que fiscalizem esses vídeos, bem como padrões de uso, para impedir que publicidades sem aviso sejam feitas por youtubers.