Formandos são suspensos de colação de grau após publicarem foto polêmica

PUBLICIDADE

Uma polêmica ocorreu na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A situação se deu após uma imagem publicada nas redes sociais, que mostra os formandos da turma do curso de Educação Física fazendo um gesto obsceno com as mãos, em menção ao órgão genital feminino. O campus está localizado na cidade de Tucuruí, no sudeste do Pará.

A assessoria da Universidade divulgou que a foto foi recebida na última terça-feira, dia 15 de janeiro. Diante da polêmica, a reitoria tomou a decisão de suspender os alunos da cerimônia de formatara, marcada para o dia seguinte, 16.

A assessoria afirmou ainda que uma decisão judicial havia exigido que a reitoria voltasse atrás na decisão, permitindo aos graduandos de Educação Física participar da cerimônia. Todavia, a reitoria não acatou, e decidiu manter a punição.

No dia da cerimônia, com alguns estudantes que não foram suspensos, um dos professores efetivos do curso de Educação Física subiu ao palco, e reproduziu o gesto obsceno feito pelos alunos na foto. A assessoria da UEPA afirmou que o ato ofendeu aqueles que participavam da cerimônia.

A Universidade do Estado do Pará seguiu a sua nota, afirmando que a foto é totalmente incompatível com decoro e ética exigidos dentro da instituição e que, por não compactuar com tal conduta desrespeitosa, decidiu aplicar as sanções aos envolvidos. Afirmou ser um ato marcado por preconceito e misoginia

Agora, a instituição alegou que irá tomar as medidas de cunho administrativo cabíveis, no sentido de apurar os fatos, aplicando as devidas sansões aos envolvidos no caso, dentro das normas vigentes.