Vídeo: meteoro cai na lua durante o último eclipse; veja possíveis consequências

PUBLICIDADE

Na madrugada do dia 21 de janeiro aconteceu um evento fantástico e lindo aos olhos. Algumas pessoas conseguiram observar a beleza do eclipse total da lua. Se você não conseguiu ver ao vivo, com certeza pode observar nas belas fotos que foram tiradas do evento lunar.

O que a maioria das pessoas não reparou é que durante o evento um grande meteoro atingiu a lua. O acontecimento foi registrado pelo astrólogo espanhol José Maria Madiedo e o vídeo do fato foi divulgado pelo pesquisador da universidade de Huelva.

Assista o vídeo do impacto lunar

No vídeo, é possível ver nitidamente o clarão que aparece quando o meteorito se choca contra as rochas na lua. Isso aconteceu bem na fase em que a lua estava esplendorosa em sua totalidade e com a cor avermelhada.

Essa foi a primeira vez que um evento do tipo pôde ser registrado. Nunca antes do dia 21 de janeiro de 2019 havia sido filmado o choque de um meteoro contra a lua, apesar de um programa de flash de monitoramento da lua existir desde 1997. Madiedo, por exemplo, esperava esse registro há dez anos.

Saiba as consequências do meteoro ter caído na lua

Mas, você consegue dimensionar as consequências que essa colisão pode trazer para a terra? Tudo no Sistema solar é ligado. As fases da lua interferem nas marés e em diversas outras coisas que acontecem no planeta terra. Como uma colisão como essa pode prejudicar a terra?

Segundo uma pesquisadora da UFRJ, muitos meteoros já se chocaram contra a lua e mesmo que não tivesse um registro como prova, sabe-se que as fissuras e crateras que existem na lua foram provocadas por essas colisões. Por isso não se preocupe, a única coisa que pode acontecer é a lua ter ficado com mais uma fissura que pode chegar a 30 metros.