O Grêmio está em busca de um jogador articulador e responsável por dar mais ritmo e qualidade ao meio-campo e esse jogador poderá ser o meia venezuelano Alejandro Guerra, que está em baixa no Palmeiras. A informação do interesse do clube gaúcho em Guerra foi divulgada pelo comentarista Jorge Nicola, dos canais ESPN.
Fora da lista de inscritos para o Campeonato Paulista o meia venezuelano está em baixa no Palmeiras, apesar de ter sido uma das grandes contratações do Verdão no ano de 2017. Luiz Felipe Scolari parece não querer mais contar com o meia que não disputará a primeira competição do ano, o Campeonato Paulista, porque ficou fora da lista dos relacionados para a competição.
Em 2016, Guerra foi campeão da Liberadores da América com o clube colombiano Atlético Nacional de Medelín e eleito o melhor jogador da competição.
Alejandro Guerra está em alta no mercado do futebol brasileiro. Além do Grêmio, outros grandes clubes mostraram interesse no jogador, no entanto, o Palmeiras está aberto a propostas e ainda não existe nenhum acerto com o jogador.
O Grêmio quer um jogador de destaque que venha para ocupar a vaga de titular no meio-campo, o meia Thiago Neves também já foi sondado pelos dirigentes gremistas.
Até o momento ainda não existe nada confirmado mas o que se sabe é que o Palmeiras quer receber uma boa porcentagem do dinheiro investido no jogador, na época da contratação em 2017, o Verdão desembolsou 10 milhões para trazer o jogador, valor este totalmente fora dos padrões da maioria dos clubes brasileiros.