Nesta sexta-feira, 25 de janeiro, uma tragédia envolvendo a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, chamou a atenção de todo o Brasil. Até o momento, fala-se em 9 mortos e 300 pessoas desaparecidas. Não demorou muito e vídeos do caos na região acabaram se disseminando na internet.
A RedeTV! mostrou um vídeo no qual os próprios funcionários da Vale filmam a região, logo após o rompimento da barragem.
Ofegante, o funcionário filma a tragédia e diz: “Meu deus do céu. Vai, vai, sai, sai“. Enquanto corre, ele acrescenta: “Morreu, véio (sic). Ô, véio, todo mundo que estava lá embaixo com certeza morreu“. Do alto de uma plataforma, ele mostra os arredores tomados pela lama.
Apesar da declaração do funcionário, que não foi identificado e, portanto, não há informações sobre se foi resgatado, a mineradora não informou a quantidade de vítimas.
Funcionários de mineradora da Vale do Rio Doce ficaram desesperados, assim que barragem acabou rompendo em Brumadinho
Veja abaixo um vídeo que mostra o desespero de funcionários da Vale do Rio Doce, assim que a barragem da região se rompeu. Nas imagens, eles chegam a prever que os próprios amigos teriam falecido durante s a tragédia:
O vídeo acabou ganhando grande repercussão. “Isso é uma amostra do que essas multinacionais fazem dentro do Brasil: deitam e rolam, não pagam impostos, exploram nossas riquezas e lucram em cima delas! Como se não bastasse ainda destroem nossa natureza e mata milhares de pessoas! E nesse país não sofrem nenhuma punição nem multas”, disse um dos internautas ao falar sobre o assunto.
Imagem de morador abraçando bombeiro
Foto que circula nas redes sociais como sendo de Brumadinho foi divulgada dois dias antes da tragédia.
Aquele abraço de gratidão que dispensa as palavras, enobrece nosso trabalho e nos faz pessoas melhores.
Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas! pic.twitter.com/cYW3X7T33P
— Bombeiros_MG (@Bombeiros_MG) January 23, 2019
A imagem se tornou um símbolo de bravura e reconhecimento da sociedade pela competência e habilidade nos resgates das vítimas dessa tragédia que abalou o país e foi compartilhado por muitos famosos.