Jair Bolsonaro usou seu perfil oficial no Twitter neste último sábado (26) para fazer seu pronunciamento a respeito da tragédia de Brumadinho, após o rompimento da barragem 1 de rejeitos de minérios. Ele surpreendeu ao falar não só do caos que acontece na cidade, mas também por falar sobre a companhia Vale que é a empresa que está sendo responsabilizada até que se prove o contrario.
O presidente disse que é difícil não se comover diante desse cenário caótico, disse ainda que o Governo Federal vai fazer tudo o que for possível para dar apoio e atendimento as vítimas para minimizar os danos, apurar os fatos e cobrar justiça dos responsáveis, no caso a Vale. O intuito também é prevenir novos desastres, citando inclusive a tragédia de Mariana, há cerca de 3 anos atrás, também no mesmo estado.
O avião do presidente decolou de Brasília na manhã deste sábado, pousou na capital mineira e ele chegou no local do acidente cerca de uma hora depois, de helicóptero. Bolsonaro chegou acompanhado de ministros e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
O governador disse que cobrou punição exemplar para quem for o responsável desse acidente, além disso ele falou sobre não poder querer pena de morta se a lei não prevê. Que fará tudo o que for previsto em lei.
Aconteceu no aeroporto internacional de Confins uma reunião que contou com a presença dos dois políticos, além de Raquel Dodge, procuradora-geral da República, ministros e o presidente da Vale, Fabio Schavartsman, para falarem a respeito da situação que tende a se tornar caótica nos próximos dias.