Aparentemente está sendo mais difícil de se fazer jornalismo do que já foi há anos atrás, isso por que a Globo, uma das maiores expoentes das campanhas contra as notícias falsas transmitiu em sua cobertura jornalística algumas “fake news” sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais.
A Globo exibiu durante o Jornal Hoje um vídeo mostrando um possível momento onde a barragem estava sendo rompida.
Porém, o vídeo não é de Brumadinho: foi verificado por jornalistas e especialistas que se trata de uma gravação de 2015 na barragem de Mariana. O vídeo original tem mais de 1 milhão de acessos no YouTube.
Apresentado por Maria Júlia Coutinho em uma das mais longas edições da história, o Jornal Hoje não se retratou pelo erro, deixando os seus espectadores “no escuro”.
SBT e Record também exibiram vídeos falsos
Durante o SBT Brasil, principal jornal do canal de Silvio Santos, os jornalistas exibiram VTs que supostamente seriam do ocorrido, mas na verdade se tratava de imagens de um caso internacional.
Ao invés de Brumadinho, Minas Gerais, o vídeo foi gravado em 2017 em Laos.
O vídeo falso exibido no SBT Brasil pic.twitter.com/FqQ5zWmkZu
— tulio (@tulio) January 26, 2019
Pela manhã, a Record já havia exibido um vídeo que não era de Brumadinho, mas na verdade de uma enchente no fim de 2018. A âncora do Fala Brasil se desculpou pelo erro.
A Globo foi a única a não se retratar e isso fez com que muita gente fosse ao Twitter falar sobre o assunto:
Jornalista da Globo eh sinônimo de FAKE NEWS e jornalismo lixoooo
— Joao Carvalho (@JoaoGuimaAgro) January 27, 2019
Especialista na globo fake news já tá acusando o Bolsonaro no caso Brumadinho
É um bando de urubu— Alan Teixeira??? (@alan_teixeira_) January 25, 2019
Do quê valeu para Minas Gerais, o ministério do meio ambiente e seus órgãos de fiscalização????? Vcs da Globo lixo vermelha FAKE, também são responsáveis é cúmplice nas mortes de Brumadinho!!!
— Linda Tannus (@LindaTannus) January 26, 2019
Existem muitas dúvidas em relação à posição da emissora: teria a Globo não percebido que o vídeo falso foi ao ar ou a vontade de dar a notícia em primeira mão tornou a apuração dos fatos algo menos interessante para o canal?