O vice-presidente do Brasil, General Mourão, virou alvo de uma polêmica notícia do site ‘O Congresso’. A reportagem dizia claramente que, irritado com a forma como a TV Globo estava levando os seus trabalhos, o vice de Bolsonaro teria anunciado cortes.
Entre os cortes anunciados estaria o fim da verba publicitária governamental à Globo. O corte seria de 100%, sem qualquer amenização e atingiria também outros veículos do Grupo Globo, como também publicações que, constantemente, criam problemas para a imagem de Bolsonaro, como o jornal Folha de São Paulo.
Notícia que diz que corte de 100% de verba publicitária vai falir TV Globo e outros meios de comunicação não é verdadeira
A notícia repercutiu bastante nas redes sociais, mas não passa de uma grande fake news, propagada sem muita responsabilidade. Pra começo de conversa, todos os sites e blogs que publicaram essa história citaram como fonte (os que citaram) o site já conhecido aqui no E-farsas por inventar e disseminar inúmeras fake news: O Congresso!
Esse é o mesmo site que espalhou fake news como aquela que afirmava que a lutadora de MMA, Polyana Viana, teria sido presa após reagir a um assalto e encher o assaltante de murros e pontapés:
Apesar da notícia em si ser falsa, vale lembrar que Bolsonaro pretende mesmo mudar a forma como a publicidade do governo é dividida entre os meios de comunicação.
Com a promessa de acabar a “mamata’, a nova forma de divisão da publicidade ainda não foi revelada pelo governo de Bolsonaro, que nessa semana passa por uma cirurgia delicada.