Quem precisa perder uns quilinhos sabe que não é uma tarefa nada fácil. Ter um corpo sarado e bem definido exige muita disciplina, foco e determinação. No entanto, além de toda força de vontade, é primordial que a pessoa tenha uma alimentação saudável e bem equilibrada.
Para auxiliar nessa jornada árdua, a dieta feita a base de proteína pode ajudar bastante. Para quem está muito acima do peso ideal, ela também é bastante eficiente, segundo os especialistas no assunto. Atingir o objetivo é algo certo, porém é importante saber que não é algo fácil.
As dificuldades nesse tipo de dieta é a falta de praticidade em relação aos alimentos. O motivo é que eles não são portáteis, além de exigir mais atenção no seu preparo. Diferentemente da praticidade das dietas que tem como base frutas, pães, torradas. Uma alimentação feita baseada em proteína requer muito mais cuidado.
As melhores proteínas, as que tem um alto teor biológico, que possuem essas características são as carnes, peixes aves e ovos. No entanto, também é possível encontrar em outros alimentos de origem vegetal, como os feijões, castanhas e soja, afirmou o nutricionista, Damylle Bueno.
Para as pessoas que desejam aderir a essa dieta, pode acreditar que o resultado vai ser alcançado e os benefícios estéticos ficaram visíveis. Mas, vale ressaltar que é importante ter o acompanhamento de um profissional.
“Existem exames que são solicitados para a verificação principalmente das funções renais e do fígado, além de uma anamnese para saber se existe a possibilidade da realização dessa dieta, ela exige muito do organismo”, destaca o profissional. Porém, uma das vantagens dessa dieta, é a sensação de saciedade, o que reduz a fome. O nutricionista chama atenção para um detalhe importante, que é a pessoa distinguir fome de vontade de comer.
Cardápio
No café da manhã, tome um copo de leite (pode ser leite de soja) e coma uma omelete feita com queijo minas.
Para o lanche da manhã, consuma iogurte, 3 fatias de peito de frango ou 3 colheres de castanha do Pará.
Na hora do almoço, um bife de boi grelhado, um prato de feijão ou um pires de carne de soja.
Para o lanche da tarde, omelete de claras de ovos recheada com creme de ricota, ou, um pote de iogurte natural com uma colher de aveia.
No jantar, um bife de frango grelhado acompanhado de salada verde crua.
Para a ceia, um pote pequeno de leite fermentado.