Observe a imagem para dizer:
“Quantas patas há no total?“. Esse teste vem fazendo sucesso, pois reúne interpretação de texto, conhecimento prévio e uma dica importantíssima para todos que gostam de resolver desafios (seja por diversão ou para passar em provas de concursos e seleções).
Outro ponto interessante é que as crianças costumam acertar a resposta mais facilmente do que os adultos. Isso porque o número correto é mais simples do que a complexa mente adulta consegue assimilar prontamente.
O truque para tanta gente errar o desafio é que esse teste leva as pessoas a confusão. Principalmente em função da palavra “patas”, que pode estar se referindo às patas de animais ou ao feminino de pato.
Então, para começar a responder corretamente é preciso um toque de conhecimento prévio: a ave que aparece na imagem não se trata de uma pata, mas, sim, de um ganso! A característica marcante dos gansos é o pescoço mais longo, que é bem diferente de uma pata… Sabia disso?
Já a dica que vale para qualquer pessoa que gosta de resolver desafios é a seguinte: não tire conclusões. Se a informação não está expressamente citada, ela não deve ser considerada em seu raciocínio.
Trazendo para esse desafio, o conselho acima serve para que você entenda que, se a pergunta fosse referente à fêmea do pato, isto deveria estar explícito na pergunta.
Outro ponto que leva à confusão é que o ângulo da vaca faz com que uma pata não seja totalmente vista. Mas na pergunta te pede para contar “quantas patas você está vendo?”. Não! Então não conclua que a vaca não tem uma de suas patas, pois essa informação também não lhe foi dada pelo anunciado.
Com todas essas considerações, fica fácil responder. Vamos contar! Vaca: 4 patas + burro: 4 patas + ganso: 2 patas + aranha: 8 patas. Somando tudo: 18 patas. Essa é a resposta!