Incêndio pode causar tragédia no carnaval do Rio de Janeiro; MP resolveu agir

PUBLICIDADE

Quem for curtir o carnaval no Rio de Janeiro poderá correr risco e por causa disso o Ministério Público resolveu ajuizar nesta última quarta-feira (13), uma Ação Civil Pública contra a ‘cidade maravilhosa’ e também contra a Riotur, RioUrb e a Liga Independente das Escolas de Samba.

O MP-RJ quer interditar a Cidade do Samba, no Centro da Cidade, alegando que todas as atividades no local sejam suspensas para que possa ser feita uma reestruturação no local e assim minimizar os riscos de incêndio, do contrário poderá pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.

Após o incêndio que matou 10 pessoas e deixou 3 feridas no Centro de Treinamentos do Flamengo, o Rio de Janeiro está alerta e sabe que uma nova tragédia pode acontecer a qualquer momento, a não ser que haja uma fiscalização mais intensa.

Incêndio já ocorreu no espaço

Este inquérito está tendo repercussão agora, mas na verdade ele teve início no ano de 2011 quando um incêndio atingiu o local e quatro barracões foram destruídos. O MP-RJ afiram que todos sabem que o local continua inseguro.

Os materiais utilizados na confecção das alegorias facilitam a propagação do fogo caso haja um incêndio na Cidade do Samba e ainda tem o maquinário utilizado pelas pessoas que preparam tudo.

Esta intervenção quer adequar o local às normas de prevenção e também controle de fogo, além de garantir que todas as exigências passadas pelo Corpo de Bombeiros sejam atendidas.

O Ministério Público pediu em 2011, a interdição da Cidade do Samba, justamente porque não havia um plano de prevenção e controle de incêndios. Até hoje o problema não foi resolvido.