Aprenda a eliminar o tártaro sem ajuda de um dentista

PUBLICIDADE

A saúde bucal é muito importante. A boca precisa de cuidados diários, escovação, flúor e limpeza com fio dental; mas, mesmo tendo todos os cuidados recomendados pelos dentistas, os dentes acabam acumulando resíduos, como placa bacteriana e tártaro. Uma vez que existe a formação do tártaro na boca, muitos recorrem a uma limpeza profunda, realizada por um dentista, mas existem outros meios de remover esse problema. 

O tártaro é a placa bacteriana que calcificou, praticamente é o fosfato e o cálcio que se acumulam nos dentes, calcificando e formando essas placas duras e rígidas que são chamadas de tártaro. Uma vez que ocorre essa formação, é necessário que seja feita a remoção, pois ele provoca gengivite, inflamações e sangramentos na gengiva.

Como alguns devem saber, os dentistas aconselham a limpeza dos dentes a cada 6 meses, isso para evitar a formação do tártaro, mas se você seguir alguns conselhos, perceberá que é possível manter os dentes limpos usando outras alternativas mais baratas. 

1. Palito de dente

Para essa receita você vai precisar: 1 escova de dentes, meia colher (chá) de sal, meia xícara de água morna, uma xícara de água oxigenada 10 volumes, um palito, bicarbonato de sódio e enxaguante bucal antisséptico.

Como fazer – Em uma vasilha pequena, misture o bicarbonato de sódio com sal e água; com o auxilio da escova, escove bem os dentes e depois cuspa o restante. Posteriormente, misture água normal com água oxigenada e lave a boca, enxaguando-a. Em seguida, com a ajuda do palito de dente, remova todo o tártaro, ele vai sair facilmente, depois basta enxaguar bem a boca com enxaguante bucal. 

2. Fruta, fermento ou óleo especiais

As frutas podem ajudar a remover o tártaro e é super simples. Escolha limão ou morango – ou até mesmo outras frutas ácidas. Esfregue por 10 minutos nos dentes que estão com tártaro, e pronto. O ácido presente nas frutas vai remover com facilidade o tártaro dos dentes, basta fazer a escovação depois para ver o resultado.

Outra dica é o fermento em pó químico. Sim, o fermento de bolo, aquele famoso pó é ótimo para remover o tártaro dos dentes. E ainda pode deixá-los brancos. O processo é bem simples: dissolva um pouco de fermento na água e escove bem os dentes, enxague e pronto. 

Por fim, o óleo de árvore de chá pode ser um bom aliado. Apenas algumas gotas do óleo diluído em água, para a escovação, é suficiente para eliminar o tártaro.  E tem mais um pequeno detalhe, o uso do óleo previne a formação de placas de tártaro, portanto vale a pena usá-lo.