Morre Marinheiro que rodou o mundo em icônica foto do beijo no fim da Segunda Guerra

PUBLICIDADE

Um dos rostos anônimos mais conhecidos do mundo não está mais entre nós. Aos 95 anos, morreu George Mendonsa.

O marinheiro ficou mundialmente conhecido no final da Segunda Guerra Mundial, quando beijou sua mulher em plena Time Square para comemorar o fim das batalhas.

A causa da morte do marinheiro foi divulgada. Mendonsa, que vivia em uma casa de repouso em Middletown, no estado americano de Rhode Island, caiu da escada após ter uma convulsão. Sharon Molleur, filha do homem que se tornou um dos mais famosos do mundo por conta da foto, foi quem passou a informação.

A foto que rodou o mundo no ano de 1945 foi tirada logo após o Japão oficialmente se render aos Estados Unidos, causando assim o fim da Segunda Guerra Mundial. Alfred Eisenstaedt foi o responsável por fazer o clique da famosa foto.

Não foi fácil conseguir descobrir quem eram os protagonistas da fotografia. Durante muitos anos, eles rodaram o mundo sem que suas identidades fossem reveladas.

Porém, após décadas, foi possível descobrir que na foto estavam Mendonsa e a Greta Zimmer Friedman. Na época, ele a beijou pensando que ela era uma das enfermeiras que estavam na guerra. A confusão aconteceu por conta do uniforme que ela estava usando, que era idêntico aos usados pelas mulheres que participaram das batalhas, cuidando dos soldados feridos.

Greta também já não está mais viva. Ela faleceu em 2016, aos 92 anos. O local do velório e enterro não foi divulgado.