Clima é de guerra na fronteira da Venezuela e população tenta se proteger de alguma forma

PUBLICIDADE

Na fronteira da Venezuela com a Colômbia o clima está pra lá de tenso e a população se vê no meio de uma verdadeira guerra. As tropas venezuelanas chegaram a jogar bombas de gás lacrimogêneo contra alguns manifestantes que estavam no local tentando impedir o fechamento da fronteira.

Os manifestantes alegam que estão precisando muito da ajuda humanitária, que acaba não chegando a eles porque as fronteiras estão bloqueadas pelos militares venezuelanos. Alguns manifestantes ainda tentaram reagir jogando pedras, mas tiveram que correr.

Na Ponte Francisco de Paula Santander houve confronto, este é um dos principais pontos que liga a Venezuela à Colômbia. Nicolás Maduro ordenou o fechamento desta e outras fronteiras. Os grupos ligados a Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do país, tenta reagir contra a força militar.

Vários países que reconheceram Guaidó como presidente da Venezuela, estão enviando ajuda humanitária, inclusive o Brasil, mas com as fronteiras fechadas não há o que fazer.

A população está evitando sair de casa, mas o clima deixa todos aterrorizados e mudou a rotina da cidades próximas às fronteiras.

Militares de Maduro estão desertando

Segundo a agência argentina Télam, pelo menos quatro militares da Guarda Nacional Boliviarana já desertaram e este número pode subir nas próximas horas. Estes militares cruzaram a fronteira e quando chegaram em Cúcuta, na Colômbia, pediram proteção daquele governo.

Juan Guaidó usou seu perfil no Twitter para informar que todas estas deserções são justificadas, uma vez que os militares quiseram ficar ao lado ‘do povo e da Constituição’.