Perdeu ou teve seu celular roubado? Saiba o que fazer

PUBLICIDADE

Já reparou que hoje o celular se tornou um acessório essencial? Seja em casa, nos shoppings, nas filas dos bancos, nos restaurantes e até mesmo naquele passeio por algum parque. Enfim, esse aparelho virou protagonista na vida de qualquer pessoa. Usado para passar mensagens, para dar uma conferida nas redes sociais ou para tirar aquela selfie: ele está em todos os lugares.

O celular já era idealizado desde a década de 1930, isso mesmo! A ideia de ter um aparelho que pudesse realizar ligações sem depender de fios é bem antiga. Mas essa tecnologia tomou forma, efetivamente, na década de 1980 com aqueles equipamentos gigantes, os famosos “tijolos” de que o pessoal da velha guarda lembra bem. Aos poucos a compactação e o design foram melhorando até chegar nos smartphones de hoje.

Com tantas pessoas distraídas olhando aquelas telas, é meio que óbvio que uma estatística nada legal tenha aumentado em níveis alarmantes. Os assaltos que tem por objetivo o roubo de smartphones explodiram nos últimos anos. Você, certamente, já foi vítima de uma situação dessas ou, pelo menos, conhece alguém tenha passado por isso.

É comum as pessoas esconderem o celular em uma situação suspeita, o que pode levar a consequências trágicas. Escondem porque acham que, depois de levado, o celular poderá ser usado livremente pelo ladrão. Mas existe uma forma de bloquear o aparelho, impedindo a sua utilização.

Existe um código, chamado de IMEI, no qual cada celular tem seu número específico. Saber o IMEI dá uma grande vantagem não só no caso de ser roubado, mas em caso de perda também. Tendo em mãos esse código, basta informá-lo para a sua operadora e seu aparelho ficará automaticamente bloqueado. Você sabia dessa?

O ideal é que você já saiba e deixe anotado o IMEI para casos de emergência. Tem duas formas que são as mais comuns de consegui-lo: ele vem especificado na caixa do seu celular, perto do código de barras. Ou, uma outra forma, é digitar *#06# e, em seguida, apertar a tecla que inicia uma ligação. Dessa forma, você receberá uma mensagem contendo o código para bloqueio.