O desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, neste ano de 2019, causou bastante polêmica. Isso porque o enredo opõe demônios e arcanjos.
Os comentários nas redes sociais se dividem entre elogios e críticas. Algumas pessoas souberam interpretar o enredo de uma forma positiva, mas nem todos gostaram do que viram.
Um pastor fez um desabafo em rede social após o enredo da escola de samba Gaviões da Fiel. O pastor aparece no vídeo totalmente revoltado com a postura dos responsáveis pelo enredo, afirmando que tal enredo é uma afronta, e que jamais voltará a torcer para o seu time do coração que era o Corinthians, time pelo qual, segundo ele, torce desde 1970.
“Vocês não podem mexer com a minha fé, eu não dou direito de vocês brincar com a minha fé, zombar da minha fé, então está aqui o meu repúdio contra esse time contra essa diretoria”, disse o pastor.
De acordo com o pastor Efraim Ferreira, que é morador na cidade de Munhuaçu, leste de Minas Gerais, ele resolveu postar sua indignação nas redes sociais e rapidamente o vídeo repercutiu na Internet.
O pastor ainda finalizou dizendo que irá criticar a situação em sua igreja, e afirma que não deseja mal para os responsáveis, mas que eles reconheçam seus erros.
Embora o tema da escola de samba fosse o café, a religiosidade deu o tom e no terceiro carro havia um enorme São Jorge, padroeiro do clube e da escola, junto com Oxalá, com pretos velhos e Exus nas laterais. A Escola de samba ainda tentou alegar que a representação que causou polêmica não se tratava de Jesus e sim de Santo Antão, um monge cristão que viveu no Egito no século III. Porém, ainda assim, foi bastante criticada pelos religiosos.