Começou a circular em grupos de WhatsApp e redes sociais um texto atribuído ao padre Fábio de Melo, onde ele estaria comentando sobre o ataque na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, alegando que “armas não matam”.
A declaração gerou uma grande polêmica e muitos internautas estão criticando o religioso, mas esta mensagem é fake, padre Fábio não escreveu o texto. Para conter a fúria de alguns internautas, ele até divulgou um texto em seu perfil no Twitter, afirmando que não foi ele que escreveu o texto que traz o seguinte título: ‘O melhor texto que já li sobre o acontecimento de ontem‘.
Um trecho da falsa mensagem diz que é preciso parar de omitir, de ficar transferindo culpas e completa: “A violência é o desdobramento de carências afetivas, da necessidade de ser visto e notado, ainda que da pior maneira“.
Padre Fábio de Melo realmente fez um texto sobre o massacre em Suzano, mas é bem diferente do que eles andam divulgando na internet. Na mensagem do religioso, ele diz que “o desamparo emocional alimenta a desolação silenciosa”.
O religioso começou a verdadeira mensagem dizendo que a tragédia de Suzano não só entristece a todos, como também expõe a vulnerabilidade social.
Padre Fábio também comentou que as pessoas nem sempre percebem os distúrbios emocionais e que por isso é fácil encontrar adolescentes que acabam se tornando reféns de seus traumas, vivendo completamente desamparados.
Esta não é a primeira vez que uma mensagem é atribuída a padre Fábio de Melo, como o religioso está sempre usando as redes sociais para compartilhar alguma reflexão sobre temas atuais, muitos internautas acabam divulgando fake news. A melhor forma para saber se uma mensagem é ou não do religioso, é só acessar o seu perfil no Twitter ou Instagram.