Na noite deste último sábado (16), mais de 250 famílias tiveram que deixar suas casas urgentemente, elas moram entorno da barragem Granjeiro, em Ubajara, Ceará. É grande o risco da barragem romper, por isso as famílias foram retirada, em caráter preventivo.
O Corpo de Bombeiros está atuando no local e a prefeitura ainda não deu maiores detalhes, mas o prefeito da cidade, Rene Vasconcelos, fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais confirmando o risco de rompimento da barragem.
Algumas famílias tiveram que ir para casa de familiares mais próximos, outras estão sendo levadas para o Santuário da Mãe Rainha, que fica no bairro São Sebastião.
A Defesa Civil estava avaliando as intermediações do açude, pois já desconfiava que pudesse haver um rompimento, já que a região vem sendo atingida por fortes chuvas. O prefeito garante que o risco é mínimo, porém, a decisão de retirar a comunidade de ribeirinha é uma forma de preservar a integridade de todos. Ao todo são 513 famílias na região e se a situação continuar assim, outras pessoas terão que deixar o local.
O prefeito explicou também que está sendo feito um novo sangradouro, aberto para o açude Granjeiro e isto poderá amenizar o risco de rompimento, sendo que as obras terminam já no início desta semana. Outra decisão que tem ajudado no monitoramento da barragem foi a instalação de réguas que estão monitorando o nível da água.
Cidades vizinhas estão ajudando na operação, Ibiapina e Tianguá já enviaram equipes de segurança e também ambulâncias.