Saiba quem é o Santo do dia de hoje (19/03)

PUBLICIDADE

O dia 19 de março é um dia muito especial, uma vez que é o dia de São José, o esposo de Maria e o pai que adotou o Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabe-se pouco sobre a vida de São José. O que é conhecido é que ele adotou a maior e principal de todas as missões: dar abrigo à Virgem Maria, com a qual se casou com 30 anos de idade, e ainda de criar o menino Jesus. José era um homem modesto, possuía poucas propriedades e sempre utilizava seu trabalho de carpintaria para se apoiar.

O que confirma a situação de São José não ser possuidor de riquezas em sua vida foi no momento em que Jesus foi levado ao templo para fazer a sua circuncisão; e Maria, a fim de ser purificada. Para isso, José concedeu como oferenda um par pombinhos, dando permissão somente às pessoas que não possuíam renda para adquirir um cordeiro.

São José faleceu aos 60 anos, quando Jesus ainda não havia iniciado sua vida em sociedade, mas durante o período de 30 anos, contribuiu e deu proteção tanto para Jesus Cristo quanto para Maria, tornando-se uma das passagens mais famosas, quando fugiram para o Egito, em virtude de Herodes querer acabar com a vida do Salvador que havia acabado de nascer.

A figura de São José quase se perdeu no início do século do cristianismo, a fim de que a origem divina de Jesus fosse melhor afixada. Contudo, na Idade Média, São Bernardo, São Tomás de Aquino e Santo Alberto Magno foram muito gratos, devotos e entusiastas de São José, tornando assim o culto ao Santo cada vez maior.

Hoje em dia, São José é considerado como o Padroeiro da Igreja Católica, o qual foi declarado pelo Papa Pio IX, Advogado dos Lares de Cristo (Papa Leão XIII), como também é tido como aquele que dá proteção aos operários.