A UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou em alerta nesta quarta-feira (20), após descobrir a existência de um ataque parecido com o que houve na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. A Reitoria confirmou a notícia através de uma nota e imediatamente acionou a Polícia Federal e também Estadual para que todas as medidas preventivas pudessem ser tomas.
“A Universidade Federal Rio Grande do Sul, assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu informações de ameaça de atentado no Campus do Vale, semelhante ao ocorrido em Suzano, SP“, informou a nota, explicando que diante da situação até a Abin – Agência Brasileira de Inteligência – foi acionada e a segurança interna havia sido reforçada para que todos os alunos, professores e universitários possam contar com total segurança.
Nota da UFRGS sobre o caso e que reforçaram a segurança para as aulas!
INFELIZMENTE caso ocorra isso, preste atenção nesses outros textos que recebi, podem ajudar
Mas espero msm q n venha ocorrer isso! pic.twitter.com/4jZtATrMbx— Esdras Martins (@esdraspm) March 20, 2019
A Polícia Federal divulgou uma nota confirmando a solicitação feita pela universidade e que já estava tomando as providências.
Na escola Raul Brasil foram 10 mortos no ataque realizado na última quarta-feira, dia 13, onde um jovem de 17 e outro de 25 anos planejaram tudo durante meses. A polícia já prendeu um terceiro suspeito e descobriu que a intenção era fazer um massacre ainda maior, com cenas de selvageria, mas o plano deu errado porque três policiais chegaram rapidamente ao local.
https://twitter.com/the66will/status/1108397299795980289
No fórum onde foram postados comentários sobre o ataque à escola em Suzano, teriam sido descobertas mensagens se referindo a um ataque na UFRGS e esta informação foi levada à direção da universidade. Segundo as mensagens, desta vez, o ataque seria o maior já visto em todo país e os principais alvos seriam os negros e mulheres.
Não era intenção da universidade criar pânico, mas foi preciso tomar atitudes preventivas na intenção de evitar que o pior viesse a acontecer.