Uma balça superlotada afundou, causando a morte de 77 pessoas e várias estão desaparecidas. Entre as vítimas estavam crianças e adultos. O naufrágio aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), no rio Tigris, em Mosul, uma grande cidade no norte do Iraque, onde muitas famílias comemoravam o festival de Nowruz, disse as autoridades locais.
De acordo com a imprensa local, o barco levava famílias e crianças a caminho de uma estância turística em Mosul. As primeiras investigações feitas pela Polícia local apontou que na balça estavam cerca de 170 pessoas na hora do acidente.
“O navio naufragou porque havia muitos passageiros a bordo, mais de cem“, disse um funcionário dos serviços de segurança em Mosul. Homens, mulheres e crianças atravessaram o rio até aos parques, onde as famílias fazem o tradicional piquenique da festa de Norouz, o novo ano curdo decretou férias em todo o país.
“O incidente registrado nesta manhã de quinta-feira mobilizou os corpos de resgate, que conseguiram tirar 61 pessoas da água e o trabalho até agora continua naquele lugar”, disse o corpo de bombeiros.
Depois das fortes chuvas nos últimos dias, as autoridades abriram as eclusas para aliviar a pressão no nível do grande reservatório de Mossul e alertaram o público de que as margens do rio Tigre seriam mais perigosas com um nível de água mais alto.
No momento, as causas exatas do naufrágio não foram especificadas.
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências ao seu homólogo iraquiano, Barham Salih, pela tragédia, informa a RIA Novosti.