Na internet em geral, muita gente falou dessa receita, reclamou, questionou, criticou e também elogiou o pão de queijo fake. Deixando de lado todos os comentários, essa receita é muito gostosa e tem um pequeno particular: ideal para os celíacos, pois não contém glúten. Ela não leva leite, e portanto, é também uma opção saudável para os intolerantes a lactose, além de não levar ovos.
Mas porque a chamam de fake? Muitos simples, embora pareça um pão de queijo, ela é feita de mandioquinha salsa.
A mandioquinha salsa ou batata-baroa como é conhecida em algumas regiões do Brasil, é uma espécie de tubérculo super nutriente. Popularmente utilizada em papinhas de neném, também pode ser utilizada em bolos, tortas, purê e sopas. Ela tem sabor suave e além de vitaminas e minerais, é fonte de energia e rica em carboidratos complexos, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C.
Seu consumo é indicado para crianças em idade inicial de alimentação, idosos, convalescentes e atletas. A combinação dos minerais cálcio, ferro e potássio contribui para a saúde dos ossos, equilíbrio hídrico (pressão arterial) e ajuda na recuperação muscular. Por ser rica em vitamina C, ela também atua fortalecendo o sistema imunológico. Na mandioquinha encontramos também os minerais manganês e magnésio, que são importantes para a saúde da mulher e ajudam a diminuir os sintomas da TPM ( Tensão Pré-Menstrual).
Pão de queijo fake
Como já citado, a receita é inovadora e ao mesmo tempo gostosa, saudável e indicada para pessoas com intolerância alimentar. Portanto, vale a pena experimentar. Vamos aos ingredientes:
- 5 ou 6 mandioquinhas médias
- 4 xícaras de chá de polvilho doce
- 1 xícara de chá de polvilho azedo
- 1 xícara de chá de óleo de coco bem quente (pode substituir por azeite extravirgem de oliva)
- 1 xícara e 1/2 de chá de água bem quente
- Sal a gosto
Modo de preparo
Com a mandioquinha salsa, faça um purê e reserve. Pegue uma vasilha e adicione o polvilho, o sal, o óleo aos poucos e vá misturando também o purê de mandioquinha, sempre amassando de modo que a massa fique homogênea. Quando a massa estiver sovada e pronta, comece a fazer bolinhas para assar, prepare uma assadeira já untada e vá depositando as bolinhas na forma para assar.
Preaqueça o forno a 170 graus e leve para assar por aproximadamente uns 40 minutos. Para saber se estão assados, basta espetar um palito de dente e se o palito sair limpinho, estão prontos para serem servidos.
Uma boa dica para servir os pãezinhos é fazer um chá de canela com erva doce, todos vão gostar.