Um vídeo mostra um jovem cometendo um ato de vandalismo e logo depois caindo no chão e ficando inconsciente. Há algumas semanas que o vídeo vem viralizando nas redes sociais com a legenda de que ele teria morrido após vandalizar um terreiro de Candomblé, na Bahia. Mas, na verdade, não é bem assim.
Não tem como dizer que não era um ato de vandalismo, porém diferente do que foi divulgado pelas páginas de Candomblé, o ato não foi em frente a um terreiro e o jovem muito menos morreu. A morte trágica do jovem foi refutada pelo site E-farsas.
O vídeo que está viralizando nas redes sociais não foi gravado na Bahia, pois primeiramente foi divulgado na conta do Instagramd o Blog Asmoimp, que divulga notícias da cidade Imperatriz, no estado do Maranhão, e também de cidades vizinhas.
O vídeo foi publicado no dia 6 de março de 2019, e mostra um rapaz cometendo um ato de vandalismo durante a madrugada da Quarta-feira de Cinzas. Ele derrubou um vaso em frente a uma loja e logo escorregou no chão molhado, ficou caído e deu a impressão de que estava desmaiado.
As imagens foram replicadas nas redes sociais e ainda não se tem informações de quem criou a ‘fake news’. No entanto, o cuidado nas redes sociais tem que ser grande, pois notícias falsas podem prejudicar os envolvidos nas situações.
Na região em que foi quebrado o vaso não tinha nenhum terreiro de Candomblé identificado, nem que seja perto do local, portanto não se caracteriza como um crime de intolerância religiosa, que hoje é tão repudiado.